Últimas Notícias

Meta do COB para os jogos Pan-americanos é classificar o maior número de atletas para Tóquio 2020


Por Juvenal Dias

Na última semana (17), o Comitê Olímpico Brasileiro promoveu um evento temático que marcou 100 dias para o Pan-Americano de Lima. O evento foi realizado em um restaurante peruano em São Paulo. Teve como mestre de cerimônia o ex-nadador, Thiago Pereira (Mister Pan). A solenidade contou com a presença de diversos ex-atletas como Hugo Hoyama, Janeth, Rogério Sampaio, Daiane dos Santos e Fabíola Molina e atletas que estarão representando o Brasil na competição, como Rafael Baby, Arthur Nory e Aline Silva. O presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, o presidente da PANAM esportes, Neven Ilic, e representantes da secretaria de turismo do Peru também estiveram presentes. 

A celebração serviu para o COB explicar os ajustes finais que estão sendo realizados na preparação do Time Brasil, no que diz respeito onde os atletas ficarão alojados, às logísticas de transporte e envio de equipamentos e cavalos até o Peru. Jorge Bichara, diretor de esportes da entidade foi o responsável pela apresentação de todas essas questões e explicou qual é o maior objetivo do país nessa competição: “Nosso principal objetivo dentro dessa competição, dentro do Pan-Americano, é manter a perspectiva da maior quantidade de classificações olímpicas possíveis. É um evento que cresceu muito em relação às qualificações para Tóquio e temos isso como meta”. Mesmo assim, ele acredita que o Brasil irá permanecer com a terceira colocação geral no quadro de medalhas. Serão 39 esportes com 62 modalidades. Deste montante de modalidades, 23 serão qualificatórias para Tóquio-2020. 

Outro aspecto que ele explicou foi que os atletas brasileiros estarão divididos em subsedes de acordo com sua modalidade, muitos deles não ficarão na Vila Pan-Americana, como é o caso dos atletas de surfe. Veja o mapa para entender geograficamente o local de cada modalidade alojada. 



Paulo Wanderley, por sua vez, falou na perspectiva do tamanho da delegação brasileira no país vizinho: "Posso dizer que o Time Brasil está em fase final de composição. Estamos aguardando algumas classificações de equipes e atletas. Mas temos a previsão de participação de 492 atletas, um número bastante expressivo. O nosso plano de preparação foi cumprido, assim como a necessidades dos atletas. As coisas estão sendo feitas "

Por fim, Neven também discursou: “Lima nos vai surpreender positivamente. Foi feito um trabalho em pouco tempo, mas a partir do momento em que começamos as coisas caminharam de forma fantástica. Não estou exagerando. Em maio de 2017 não havia nada, em dezembro tão pouco. Mas depois sentamos, conversamos e vimos que era possível. Desde então tudo tem sido muito bem feito”.

foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar