Últimas Notícias

Grand Prix de Judô - Antalya - Dia 02 - Maria Portela conquista a prata


A judoca brasileira Maria Portela conquistou neste sábado, 06, a medalha de prata do Grand Prix de Antalya, na Turquia. Ela venceu três lutas nas preliminares, mas sofreu o ippon na final com a grega Elisavet Teltsidou. Foi a segunda medalha do Brasil na competição. Na sexta, Larissa Pimenta conquistou o bronze no meio-leve feminino (52kg). 

Atual número 10 do mundo e cabeça de chave número um em Antalya, Portela estreou já nas oitavas-de-final com uma vitória nas punições sobre Aleksandra Samardzic, da Bósnia e Herzegovina. Nas quartas, derrotou a eslovena Anka Pogacnik com um waza-ari e avançou às semifinais. 

Nessa fase, a brasileira encarou um duelo sul-americano com a venezuelana Elvismar Rodriguez e levou a melhor, projetando a adversária por ippon para chegar à final do Grand Prix. 

Na decisão, Maria conseguiu forçar duas punições à adversária e neutralizar as tentativas de ataque nos primeiros minutos. No entanto, a grega conseguiu achar um espaço e encaixou o golpe perfeito para ficar com a medalha de ouro. 

"Primeiro, gostaria de agradecer ao pessoal do Brasil que está sempre torcendo, quem treina comigo e me apoia sempre. Esse Grand Prix tinha boas adversárias, estava um pouco mais forte do que o de Tbilisi (GEO). Eu fiz uma tática e consegui aplicá-la durante as lutas. Estou saindo feliz, apesar de ter perdido a final. Estou feliz por estar no pódio mais uma vez. Tem um longo caminho até 2020, mas cada passo é importante", avaliou Portela.

O segundo melhor resultado do Brasil no dia veio com a meio-médio Alexia Castilhos (-63kg), que chegou perto de subir ao pódio, mas terminou em sétimo lugar após cair na repescagem para a também venezuelana Ariquelis Barrios. 

Castilhos venceu a sérvia Anjia Obradovic e a chinesa Cuijuan Shi por ippon nas preliminares. Nas quartas, ela sofreu o revés diante da britânica Alice Schlesinger e não conseguiu recuperar-se na repescagem. 

No feminino, o Brasil ainda teve Ellen Santana (-70kg), que vinha de dois ouros nos Abertos de Lima e Santiago, mas não conseguiu repetir o desempenho. Ela caiu na primeira luta para a campeã europeia Kim Polling, da Holanda. 

Já nas categorias masculinas o Brasil teve três representantes. Eduardo Yudy (-81kg) e Marcelo Contini (73kg) estrearam com vitórias, mas pararam nas oitavas-de-final. 

Yudy venceu o tcheco Jaromir Musil por ippon e não passou por Nebojsa Gardasevic. 

Contini conseguiu duas vitórias por ippon, superando o americano Nicholas Delpopolo e o romeno Victor Sterpu para chegar às oitavas, onde parou no mongol Odbayar Ganbaatar. 

O Grand Prix de Antalya marcou ainda a estreia do novato Guilherme Schimidt (81kg), de apenas 18 anos, em competições sênior do Circuito Mundial IJF. Ele encarou o azeri Murad Fatiyev, também de 18 anos, e acabou perdendo nas punições. Foi a segunda vez que os dois se enfrentaram. Em 2018, Schimidt levou a melhor na Copa Europeia Sub-21 de Berlim. 

Como sempre fazemos, vamos aos resultados de hoje.

CATEGORIAS FEMININAS 

-63kg

Maylin del Toro Carvajal (CUB), medalhista de bronze semana passada em Tbilisi, conquistou sua primeira medalha de ouro no IJF World Judo Tour com uma vitória apertada sobre a chinesa Jing Tang, que foi medalhista de bronze nos Jogos Asiáticos. a cubana venceu com a pontuação de um waza-ari, para conquistar seu melhor resultado no cenário internacional.

As medalhas de bronze na categoria foram monopolizadas pelas britânicas Amy Livesey e por Alice Schlesinger, esta última que venceu Alexia Castilhos nas quartas. 

-70kg 


Não deu para Portela na final da categoria -70kg. Mesmo assim, depois de uma competição aquém na Geórgia, Maria mostrou seu valor e conquistou um ótimo resultado. Sua algoz na disputa pelo ouro foi a grega Elisavet Teltsidou (GRE), medalhista de bronze do Grand Prix de Marraquexe. Foi a primeira conquista desse nível da grega. A vitória veio com um belo ippon, quando a brasileira estava em vantagem nas punições. 

A primeira medalha de bronze foi vencida pela medalhista de prata do Grand Slam de Düsseldorf, Miriam Butkereit (GER). A segunda ficou na América do Sul. Elvismar Rodriguez, da Venezuela, após perder para Portela nas semifinais, venceu a russa Alena Prokopenko.

CATEGORIAS MASCULINAS 

-73kg 

O campeão mundial An Changrim (KOR) passeou em Antalya ao bater o medalhista de prata olímpico Rustam Orujov (AZE) a final até 73kg. An, que estava usando o seu backpatch vermelho e competindo pela segunda vez desde que conquistou seu primeiro título mundial, teve que superar o cansaço de lutar até o golden score. Orujov vinha resistindo a luta de pressão do coreano, até que, em um leve descuido, o campeão mundial conseguiu encaixar um ashi-waza, levando a pontuação de um waza-ari e vencendo a luta.

Outro grego subiu ao pódio na Turquia. Dessa vez foi Georgios Azoidis, que garantiu a medalha de bronze para o seu país. O grego, que é apenas o nº 60 do mundo, surpreendeu o russo Lechi Ediev, vencendo por um waza-ari. Guillaume Chaine (FRA), vencedor do Grand Prix de Tbilisi, semana passada, ficou com a segunda medalha de bronze na categoria.

-81kg 


Luka Maisuradze (GEO), medalhista de bronze no Grand Slam de Ecaterinburgo, garantiu a medalha de ouro para a Geórgia ao bater o jovem Christian Parlati (ITA), bronze no Grand Prix de Tel Aviv. O georgiano aplicou um o-soto-gari e, embora tenha resistido o italiano, a força de Maisuradze garantiu finalizar a técnica que o levou a ganhar sua primeira medalha de ouro da IJF.

O nº 9 do mundo, Khasan Khalmurzaev (RUS) ficou com o bronze, assim como Antoine Valois-Fortress (CAN), bronze no Grand Slam de Ecaterimburgo, que venceu seu compatriota Etienne Briand.

Não se esqueçam que amanhã tem mais. E o Surto Olímpico traz todos os detalhes para vocês.

Fotos: CBJ/IJF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar