Últimas Notícias

Após série de gafes, Ministro responsável pelas Olimpíadas de Tóquio renuncia ao cargo


O ministro japonês responsável pelos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 renunciou ao cargo, na quarta-feira (10), após o último de uma série de gafes. 

A renúncia ocorre menos de 500 dias antes de Tóquio sediar os Jogos e segue uma decisão do chefe do Comitê Olímpico do Japão, que renunciou ao cargo após autoridades francesas o investigarem.

Yoshitaka Sakurada "pediu para renunciar depois de ferir os sentimentos das vítimas" do terremoto e do tsunami de 2011, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe a repórteres.

"E eu aceitei", disse ele. "Peço sinceras desculpas pela impertinência de suas observações quanto às pessoas das áreas afetadas pelo desastre", disse Abe, acrescentando que aceitou a responsabilidade de nomear Sakurada como ministro.

A renúncia vem depois que Sakurada disse em uma reunião com um membro do Partido Democrático Liberal, proveniente da região norte do desastre, que o parlamentar era mais importante do que a recuperação da região. Assim publicou a emissora NHK .

O tsunami de março de 2011, desencadeado por um enorme terremoto submarino, matou cerca de 18 mil pessoas e inundou a usina nuclear de Fukushima, provocando o colapso de seus reatores e levando ao pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl.

Mais de 50 000 pessoas não regressaram às suas cidades de origem.

O Japão apelidou os Jogos Olímpicos de 2020 de "Jogos Olímpicos da Reconstrução" e quer mostrar a recuperação em regiões devastadas pelo desastre.

Sakurada já havia sido criticado por várias gafes, comentando que ele estava muito desapontado com a estrela da natação Rikako Ikee anunciando seu diagnóstico de leucemia.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar