Últimas Notícias

Seleção feminina de Handebol do Brasil estreia nesta quinta em torneio na Espanha


A Seleção Brasileira feminina de Handebol estreia no Torneio Internacional da Espanha de Handebol Feminino nesta quinta-feira, 21, contra a seleção da Sérvia. O quadrangular entre Espanha, Sérvia, Suíça e Brasil será no Pabellón Municipal de Deportes na cidade de Palência, na Espanha.

Após três dias de preparação para o torneio, o técnico da Seleção Jorge Dueñas, elogia a disposição e boa vontade da equipe na realização dos trabalhos. Ele entende o bom nível técnico das três adversárias do Brasil e diz que mesmo sendo uma equipe com experiência, precisam experimentar os sistemas de jogo. “A Sérvia é de alto nível, com jogadoras com experiência em toda a Europa. Vai ser um jogo muito forte no início do torneio e vai nos dar um grande desgaste físico. Penso que sendo o primeiro, sempre é um pouco difícil. Depois a Suíça, que podemos pensar que é de nível um pouco mais baixo, mas com uma forma diferente de jogo e melhor que os times que encontramos no campeonato em Maceió [Sul-Centro Americano]. E por último a Espanha. Já temos a experiência de ter jogado no último torneio na Espanha em dezembro [2018]. É um equipe com muitos recursos táticos e diferentes tipos de jogo o que nos vai fazer pensar em ajustar e adaptar num tipo de jogo diferente que muitas vezes é difícil para nossas jogadoras”, avalia Dueñas.

O técnico destaca a relevância da competição enquanto preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima em julho, que é o evento mais importante do calendário brasileiro, para analisar o nível das jogadoras e quais as possibilidades que podem ser geradas desta fase. “Nosso objetivo agora para o futuro é preparar as jogadoras neste torneio para os Jogos Pan-Americanos, para que tenham todas as informações possíveis e durante o tempo de folga que terão em junho, possam sentir melhor preparadas para julho e muito focadas. Temos o objetivo de sermos campeões dos Jogos Pan-Americanos para conseguir nossa classificação para Tóquio”, conclui o técnico. Ele completa dizendo que a ideia é ter mais jogadoras com possibilidades de minutos em quadra e substituições seguras.

Álvaro Casagrande, o supervisor da seleção adulta feminina, reafirma a importância do torneio na preparação para os Jogos de Lima. “O Jorge [Dueñas, técnico da seleção] conversou com elas sobre isso, que é muito importante este tipo de torneio porque vai nos dar diretrizes para o Pan-Americano. Já notamos que de Maceió para esta fase na Espanha, visualmente as meninas já estão melhores fisicamente”, comenta o supervisor.

Todas as 16 atletas convocadas para o quadrangular são experientes de seleção e atuam em clubes europeus o que, segundo Álvaro, ajuda nos confrontos. “Nossas atletas já estão há bastante tempo na Europa, então já estão acostumadas a enfrentar atletas europeias e isso é um fator determinante na hora de enfrentá-las pela Seleção Brasileira”, analisa Álvaro Casagrande.

Fisioterapeuta da seleção adulta feminina desde 2013, Marina Calister entende que o ritmo das atletas em seus clubes na Europa com treinos todos os dias e jogos todos os finais de semana, gera lesões. “Pela demanda de jogos e treinamentos, algumas delas não conseguem parar para poder tratar, então quando vêm para seleção a gente tentar minimizar a dor e o processo inflamatório para deixá-las em condições de treino e jogo e ninguém ficar fora”, assegura a fisioterapeuta.

Segundo a Dra. Marina, as lesões mais comuns são as de ombros, de joelhos e de tornozelos e, ainda que as atletas estejam sobrecarregadas pelo campeonato europeu, nesta fase, não há caso que demande maior assistência da fisioterapia ou médica na seleção. “As temporadas são bem pesadas e a maioria [das atletas] não tem tempo de recuperação dessas lesões, então ficam com lesões crônicas. A gente tenta tirar a dor e tratar, dar atenção ao máximo que puder na parte de fisioterapia”, conclui Marina Calister.

Cronograma dos Jogos [horários de Brasília]:

21.03.19 - Quinta-feira
14.00| Brasil-Sérvia
16.00| Espanha-Suíça

22.03.19 - Sexta-feira
14.30| Suíça-Brasil
16.30| Espanha-Sérvia

23.03.19 - Sábado
11.00| Sérvia-Suíça
13.00| Espanha-Brasil

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar