Últimas Notícias

Grand Prix de Judô – Etapa de Marraquexe – Dia 01


Na sexta-feira (8) apenas dois judocas brasileiros subiram no tatame no Grand Prix de Judô de Marraquexe, no Marrocos, e ambos não chegaram longe na competição, ficando ainda nas lutas preliminares: Gabriela Chibana (48kg) e Ítalo Carvalho (60kg).

Chibana estreou com boa vitória sobre a sul-africana Geronay Whitebooi por ippon para chegar às oitavas-de-final. Em sua segunda luta, porém, a brasileira foi superada pela italiana Francesca Giorda, que venceu o combate forçando três punições a Gabriela. 

No masculino, Ítalo foi o único representante do Brasil no tatame marroquino e não conseguiu passar pelo francês Walide Khyar na primeira rodada. 

A competição continua neste sábado, 09, e o judô brasileiro será representado por Leandro Guilheiro (81kg), Amanda Oliveira (70kg) e Jéssica Santos (70kg). 

Vejamos como foram os resultados finais nas categorias disputadas hoje.

CATEGORIAS FEMININAS 

-48kg 
Duas vezes vencedora de Grand Slam, Julia Figueroa (ESP) recebeu, pela primeira vez, um ouro em Grand Prix ao derrotar Monica Ungureanu (ROU), ex-medalhista de bronze do Campeonato Europeu. A vitória veio nos segundos finais, com um waza-ari. Medalhista de bronze do Grand Prix de Cancun, Figueroa gritou de emoção após uma vitória contra uma grande rival. Na série frente a frente, mesmo com a vitória da espanhola, agora está 4x3 para a romena. 

As medalhas de bronze ficaram com Melanie Clemento (FRA) e Katharina Menz (GER). 

-52kg: 
Amandine Buchard (FRA), número 1 do mundo, fez valer todo o seu favoritismo na categoria -52kg. A estrela francesa venceu a medalhista de bronze do Grand Prix de Tashkent, Ana Perez Box (ESP), para conquistar a sua quinta medalha de ouro em Grand Prix e aumentar ainda mais a sua vantagem na categoria. Perez, que tentava um segundo triunfo em Grand Prix, não conseguiu resistir a um kata-guruma de Buchard, que resultou em ippon. 

A primeira medalha de bronze foi concedida a Estrella Lopez Sheriff (ESP), que derrotou a medalhista olímpica, na Rio 2016, Taciana Cesar (GBS) após aplicar um sasae-tsurikomi-ashi. 

A segunda medalha de bronze foi ganha pela Gefen Primo, com um o-soto-gari para vencer por ippon Nathalie Rouviere (GER). 


-57kg 
A ex-vencedora do Grand Slam de Baku Lien Chen-Ling (TPE) festejou a sua segunda vitória em Grand Prix às custas da vencedora do Open de Oberwart, Anna Borowska (POL). Lien, que mora em Tóquio, foi uma importante parceira de treinamento da recém-aposentada campeã olímpica de Londres 2012, Kaori Matsumoto (JPN). Esta foi sua primeira medalha de ouro no Tour da IJF desde a vitória no Grand Slam de Baku. Lien aplicou um ushiro-kesa-gatame e depois de 17 segundos sua adversária polonesa optou por desistir. 

A primeira medalha de bronze foi conquistada pela vencedora do Grand Prix de Tel Aviv, Timna Levy (ISR), que veio da repescagem para para derrotar a francesa Automne Pavia por ippon. 

A segunda medalha de bronze foi vencida pela medalhista de bronze no mundial de 2009, Hedvig Karakas (HUN). 

CATEGORIA MASCULINA 

-60kg 
Seis vezes medalhista de Grand Slam, Sharafuddin Lutfillaev (UZB) derrotou o número 38 do mundo, Artem Lesiuk (UKR), para ganhar o Grand Prix, em Marraquexe. O ucraniano, finalista pela primeira vez em competições da IJF forçou a disputa para o Golden Score, porém seu rival uzbeque aplicou um koshi-guruma, garantindo um waza-ari e levando para casa seu quarto ouro em Grand Prix. 

As medalhas de bronze ficaram com Amiran Papinashvili (GEO), número quatro no ranking olímpico para Tóquio/2020, e Yanislav Gerchev (BUL). 

-66kg 
E o Uzbequistão continuou forte entre os homens. O medalhista de prata do Grand Prix de Tashkent, Sardor Nurillaev (UZB) bateu o medalhista de ouro do Campeonato Africano Mohamed Abdelmawgoud (EGY). O número 27 do mundo conquistou seu primeiro título da IJF World Judo Tour. 

A primeira medalha de bronze foi vencida por Yerlan Serikzhanov (KAZ) e a segunda foi para Sebastian Seidl (GER).

Foto: IJF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar