Últimas Notícias

Fiba divulga os potes para o sorteio da Copa do mundo de basquete masculino


A Fiba divulgou um dia antes do sorteio que será realizado em Shenzen (CHN) os oito potes do sorteio. O Brasil ficou no pote 3 e com isso, só poderá ficar no mesmo grupo dos cabeças-de-chave Sérvia, Grécia e Lituânia.

O sorteio tem alguns detalhes. Uma mudança foi feita para evitar dois times das Américas no mesmo grupo. Quatro deles - República Dominicana, Porto Rico, EUA e Venezuela - serão sorteados nos Grupos A, C, E e G, e o Canadá foi transferido do Pote 5 para o Pote 6, trocando de lugar com o Irã, o melhor classificado daquele pote. Para equilibrar a qualidade dos grupos, não apenas na primeira rodada, mas também na segunda rodada da fase de grupos, será aplicado o seguinte:

- Os potes 1, 4, 5 e 8 alimentarão os grupos A, C, E e G e os potes 2, 3, 6 e 7 alimentarão os grupos B, D, F e H;
- O Grupo A cruzará com o Grupo B, o C com D, o E com F e finalmente com o Grupo G com o Grupo H;
- As equipes serão sorteadas e colocadas no primeiro grupo disponível de acordo com a ordem alfabética dos grupos;
- Finalmente, depois de cada equipe ser sorteada, sua posição no grupo também será desenhada, definindo a ordem dos jogos no respectivo grupo na Fase de Grupo.

No Pote 1,  as 4 equipes (China, EUA, Espanha, França) serão designadas para os Grupos A, C, E e G. A China está garantida no Grupo A e os EStados unidos está garantido no Grupo E. Já no pote 2, as 4 equipes (Sérvia, Argentina, Lituânia, Grécia) vão alimentar os Grupos B, D, F e H

No Pote 3, as 4 equipes (Rússia, Austrália, Brasil, Itália) também irão alimentar os Grupos B, D, F e H. O Brasil não pode ser sorteado no mesmo grupo da Argentina;

No Pote 4, as 4 equipes (Porto Rico, Turquia, República Dominicana, Venezuela) são sorteadas nos Grupos A, C, E e G. As 3 equipes americanas - Porto Rico, República Dominicana e Venezuela - não podem ser sorteadas no mesmo grupo que os Estados Unidos, o E. Com isso, a Turquia automaticamente entra no Grupo dos Estados Unidos.

No Pote 5 as 4 equipes (Alemanha, República Tcheca, Polônia, Irã) serão distribuídas nos Grupos A, C, E e G; O Irã não pode ser sorteado no mesmo grupo que a China; No Pote 6, Canadá, Montenegro, Filipinas e Coréia vão alimentar os Grupos B, D, F e H. O Canadá não pode ser sorteado no mesmo grupo da Argentina ou do Brasil, enquanto as Filipinas e a Coréia não podem ser colocadas o grupo com a Austrália;

No Pote 7, Nigéria, Senegal, Nova Zelândia e Angola alimentam os Grupos B, D, F e H. A Nova Zelândia não poderá ficar no mesmo grupo de Filipinas, Coreia e Austrália; e por último, no pote 8,  Japão, Jordânia, Tunísia e Costa do Marfim para os restantes grupos. Neste pote, o Japão e a Jordânia não podem ser sorteados no mesmo grupo da China ou do Irã.

O sorteio será no dia 16 e terá como anfitrião o ex-jogador Kobe Bryant. Serão formados 8 grupos de quatro seleções com as duas melhores avançando à próxima fase. O campeão mundial e os melhores colocados de cada continente garantem vaga em Tóquio. As cinco últimas vagas serão decididas em pré-olímpicos mundiais.

foto: divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar