Últimas Notícias

De olho no Pan de Lima, Seleção Brasileira masculina de handebol é convocado para período de treinamento

A Comissão Técnica da Seleção Brasileira masculina de handebol divulgou a lista de convocados para a fase de treinamentos no Complexo Desportivo de Rio Maior, entre os dias 7 e 14 de abril, em Portugal. Para o técnico Washington Nunes, a etapa de treinamento visa os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A fase de treinamento tem a missão de ampliar o repertório ofensivo e incluir ações defensivas para definir o grupo que disputará os Jogos Pan-Americanos. Segundo Washington, a base da lista de 22 atletas esteve no Campeonato Mundial disputado no mês de janeiro.

"Vamos ter as fases para o Pan-Americano que devem incluir mais pessoas e, no campeonato Pan-Americano só podem jogar 14 jogadores. Assim, o nível de observação e de desempenho tem de ser muito cirúrgico. Temos de estar com o grau de observação muito bem feito para poder contar com os melhores jogadores", diz Nunes.

Na convocação, seis atletas atuam em equipes no Brasil, enquanto dezesseis estão vindo do final da temporada europeia, o que caracteriza uma divisão nos trabalhos do preparador físico Luiz Antônio Turisco, o Luigi.

"Basicamente, teremos duas equipes: uma que é o pessoal que vem do Brasil que está numa pré-temporada. Os treinamentos deles estão sendo com um volume maior, uma ênfase maior na preparação física e; o pessoal que está jogando na Europa, eles estão vindo de final de temporada, então eles têm um certo acúmulo do campeonato mundial e dos campeonatos que participam em cada país", diz Luigi.

Segundo o preparador físico, a preparação física na fase de treinamentos em Portugal será mais conservadora para os atletas de clubes europeus, com conversas e avaliações físicas. "Então, de maneira geral, vai ser um trabalho dividido praticamente em duas partes e, por fim, terá um treino mais individualizado", completa Luiz Turisco.

Segundo o diretor de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Jorge Bichara, o comitê tem avaliado a evolução de diversas modalidades ao longo dos últimos anos. De acordo com o diretor, o handebol masculino é uma das modalidades que têm apresentado significativo desenvolvimento, evidenciado pela boa participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e pela qualidade do trabalho realizado no Brasil.

"A equipe apresenta uma comissão técnica de qualidade que consegue planejar e executar bem a preparação da equipe. Apresentamos hoje, atletas que estão em crescente evolução em seus clubes, vários em posição de destaque nos clubes na Europa, alguns deles atuando como protagonistas em ligas importantes. Isso é fundamental para que a gente tenha uma seleção forte", destaca Jorge Bichara.

A parceria do COB com determinadas equipes e atletas individuais, contempla uma estratégia geral de ações para os esportes olímpicos nacionais. "A gente sabe que o Pan-Americano, tanto masculino quanto feminino, é o grande campeonato deste ano, é a porta de entrada para os Jogos Olímpicos e a ideia é dar a melhor preparação possível. A gente quer dar essa oportunidade da semana internacional de reunir novamente os atletas e antes do Pan-Americano, vão fazer uma pré-temporada aqui no Brasil para que no Pan-Americano a gente seja bem sucedido", completa Guilherme Marques, gestor esportivo que acompanha as Confederações junto às ações do COB.

Confira a Seleção convocada:
Goleiros: Cesar de Almeida [BM Granollers - Espanha], Leonardo Tercariol [BM Benidorm - Espanha], Rangel Rosa [Bidasoa Irun - Espanha];

Pontas Direita: Fábio Rocha Chiuffa [SPORTING LISBOA - Portugal], Rudolf Hackbarth [Esporte Clube Pinheiros - Brasil], Lucas Cândido [Taubaté/FAB / UNITAU - Brasil];

Armadores Direito: José Toledo [Orlen Wisla Olock - Polônia], Gustavo Rodrigues [US Créteil Handball - França], Oswaldo Guimarães [BM Granollers - Espanha];

Armadores Central: Henrique Teixeira [CSM Bucuresti - Romênia], Guilherme Valadão [Taubaté/FAB / UNITAU - Brasil], Thiago Santos [Taubaté/FAB / UNITAU - Brasil];

Armadores Esquerdo: Haniel Langaro [Dunkerque Handball - França], Thiagus Petrus [FC Barcelona Lassa - Espanha], Thiago Ponciano [BM Ciudad Encantada - Espanha], Leonardo Santos [CSM Bucuresti - Romênia];

Pontas Esquerda: Felipe Borges [Tremblay - França], André Martins [Taubaté/FAB / UNITAU - Brasil], Claryston Novais [Beykoz Belediyespor - Turquia];

Pivôs: Vinicius Teixeira [Taubaté/FAB / UNITAU - Brasil], Alexandro Pozzer [CSM Bucuresti - Romênia], Rogerio Moraes [HC Vardar - Macedônia].

Foto: CBHb

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar