Brasil encerra participação nas Olimpíadas Especiais com 19 medalhas


Terminou nesta quarta (21) em Abu Dhabi (UAE) As Olimpíadas Especiais (Specials Olympics, em português), as olimpíadas para atletas com deficiência intelectual. O Brasil, mesmo levando metade de sua delegação por conta de problemas financeiros causado pela paralisação do repasse da lei de incentivo ao esporte, fez bonito e conseguiu 19 medalhas na competição - Oito de ouro, nove de prata e duas de bronze.

A Special Olympics para incentivar os atletas dá menções a quem termina entre 4º e 8º colocado, e somando as medalhas, o Brasil consegui 3 quinto lugares, 4 sextos, 4 sétimos e 3 oitavos lugares. os brasileiros competiram nas provas de águas abertas, atletismo, bocha, futsal, ginástica rítmica, tênis, natação e vôlei de praia.

As Olimpíadas Especiais têm vários níveis de competição, desde o alto rendimento até outros, nos quais cada atleta vai disputar com quem está em um patamar parecido ao seu. Também pensando na inclusão, os que têm deficiência intelectual formam equipes com quem não tem e competem em grupo. E o número de medalhas não é prioridade, já que os jogos visam a inclusão na sociedade dos atletas com deficiência intelectual. 

Criada em 1968 por Eunice Kennedy Shriver, A Special Olympics é um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam. Reconhecida pelo COI, a organização tem a autorização da mesma para usar o nome 'olympics' e oferece treinamento esportivo a mais de 5 milhões de pessoas com deficiência intelectual em 172 países, incluindo o Brasil.

Em Abu Dhabi, tivemos 7500 atletas de 190 países participando do evento, que é considerado o maior evento esportivo-humanitário do mundo e em número de atletas só perde para os Jogos olímpicos. A próxima edição será em Bogotá (COL), em 2023. Abaixo, reveja a entrada do Brasil na cerimônia de abertura da competição, realizada no último dia 14:



foto: Montagem sobre fotos extraídas do facebook de 'Olimpíadas Especiais Brasil' e Marcos André Pinto

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes