Últimas Notícias

Após denúncias de suborno, presidente do Comitê Olímpico do Japão anuncia que vai deixar o cargo


O presidente do Comitê Olímpico do Japão, Tsunekazu Takeda, anunciou nesta terça-feira (19) que está renunciando ao cargo.

As denúncias surgiram em janeiro deste ano. De acordo com o jornal francês Le Monde, Takeda foi indiciado pela policia da França por corrupção e suposta compra de votos para que Tóquio vencesse a candidatura para receber os Jogos de 2020.

Takeda, de 71 anos, foi indiciado ainda em dezembro pelo procurador da Fazenda da França. Em 2016, os franceses investigaram o pagamento de 2 milhões dólares a uma empresa de consultoria chamada Black Tidings durante a candidatura de Tóquio para os Jogos de 2020, a qual a capital japonesa venceu.

A Black Tidings pertence a  Ian Tan Tong Hon, que é amigo de Papa Massata Diack, filho do senegalês Lamine Diack, ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que teve de sair do cargo após acusações de receber dinheiro para proteger o doping da Rússia.

O dirigente japonês disse que: "É muito apropriado deixar o comitê olímpico para as jovens lideranças a medida que aguardados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 e deixá-los abrir uma nova era."

"Não fiz nada de errado e irei provar a minha inocência."

O Comitê Olímpico Internacional se manifestou sobre a renuncia de Takeda e disse que encara a decisão com grande respeito e que ainda prevalece a presunção de inocência do japonês,

Foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar