Kremlin alega que Sochi 2014 foi a melhor Olimpíada da história mesmo com escândalo de doping

O Kremlin repetiu sua insistência de que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2014 foram os "melhores de todos", apesar do esquema de doping que corrompeu o evento na cidade russa.

De acordo com a agência estatal de notícias russa TASS, o porta-voz presidencial Dmitry Peskov afirmou que não seria fácil para qualquer cidade "repetir o sucesso da Federação Russa em termos da organização das Olimpíadas - as edições de verão e inverno dos Jogos ".

A Rússia foi amplamente elogiada pelo espetáculo dado por Sochi durante as Olimpíadas de Inverno de 2014, com o padrão dos locais entre os principais pontos positivos destacados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e outros depois do evento, embora o alto custo dos Jogos tenha sido alvo de criticas.

Mas o legado dos Jogos foi manchado após as revelações do esquema de doping patrocinado pelo estado em operação no evento.

Uma série de atletas russos foram destituídos de suas medalhas e banidos por seu envolvimento no escândalo, o que acabou levando o país a ser suspenso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang.

Atletas russos participaram como "Atletas Olímpicos da Rússia" em Pyeongchang 2018, levando a sugestões de que a nação não havia sido banida dos Jogos, enquanto o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) forçou os russos a competirem como neutros.

O escândalo de doping também levou a Agência Mundial Anti-Doping (WADA) a declarar a Rússia como não-conforme, enquanto o país foi suspenso pelo IPC e pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

A proibição da IAAF é a única que permanece, no entanto, já que a Rússia foi restabelecida de forma controversa pela WADA em setembro passado, antes que o IPC suspendesse condicionalmente a suspensão na Rússia na semana passada.

Uma série de atletas russos ainda podem ser sancionados por suas implicações na operação de doping depois que a WADA obteve dados cruciais do Laboratório de Moscou.

Peskov insistiu, no entanto, que a Rússia conseguiu reparar a maioria de seus relacionamentos no esporte internacional.

Foto:Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes