Indonésia lança candidatura para os Jogos Olímpicos de 2032


A Indonésia, oficialmente, se lançou à candidatura para sediar as Olimpíadas de 2032, após experimentar o sucesso dos Jogos Asiáticos no ano passado, disse o vice-presidente do comitê olímpico nacional na manhã da terça-feira (14), destacando as ambições crescentes do país.

Muddai Madang disse que as cartas do presidente Joko Widodo e do comitê olímpico nacional foram entregues na semana passada ao presidente do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne pelo embaixador da Indonésia na Suíça.

"A Indonésia está pronta para sediar as Olimpíadas", disse Madang. "O que precisamos agora é de apoio de todo o povo indonésio e da comunidade internacional".

Widodo, que está em campanha para a reeleição, fez um anúncio surpresa dos planos para concorrer aos jogos de 2032. A ideia ganhou força depois que as cidades indonésias de Jacarta e Palembang foram co-anfitriãs do 18º Jogos Asiáticos em agosto. As Olimpíadas nunca foram realizadas no sudeste da Ásia.

Houve dúvidas de que a Indonésia pudesse sediar com sucesso os Jogos Asiáticos, um evento envolvendo mais de 10 mil atletas, mas sua execução foi elogiada pelo COI, abrindo caminho para uma inclinação em eventos esportivos ainda maiores.

A Índia planeja concorrer aos jogos de 2032 e as Coreias do Norte e do Sul confirmaram a intenção de lançar uma oferta conjunta. A Austrália e a Rússia também manifestaram interesse.

Problemas com as Olimpíadas de 2016 no Brasil, um país em desenvolvimento que, como a Indonésia, sofre com a corrupção endêmica, podem contar contra as chances da candidatura da Indonésia.

Segundo algumas estimativas, custou ao Brasil cerca de US$ 20 bilhões para sediar as Olimpíadas, o tipo de lei que provavelmente levantará objeções na Indonésia, apesar das projeções de que estará entre as 10 maiores economias do mundo até 2030, com uma população próxima de 300 milhões.

Tóquio sediará as Olimpíadas de 2020. Paris e Los Angeles já foram selecionados para sediar os dois jogos seguintes, em 2024 e 2028, respectivamente.

Foto: Divulgação


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes