Estado finlandês vai pagar funeral de lenda do salto com esqui


O funeral da lenda finlandesa do salto com esqui Matti Nykänen, que morreu no início deste mês aos 55 anos, será pago pelo governo do país.

De acordo com o News Now Finland, o ministro da Cultura e Esportes do país, Sampo Terho, confirmou que o estado cobrirá os custos do funeral depois da morte de Nykänen, em 4 de fevereiro.

Inicialmente, sugeriu-se que o saltador de esqui, que conquistou quatro títulos olímpicos durante sua carreira, sendo que 3 desses ouros foram em Calgary, em 1988, poderia receber um funeral de estado integral.

"O ministro Terho acha que Nykänen merece por suas conquistas no esporte", disse o conselheiro especial Toni Ahva ao jornal Helsingin Sanomat.

Anteriormente, a organização filantrópica de hóquei no gelo Pietarinkadum Oilers havia se oferecido para pagar o funeral, mas eles disseram que agora estão contentes com o fato de o Estado aceitar a conta.

"Nosso objetivo é que Matti receba o funeral que ele merece e agora está acontecendo", disse o presidente da instituição de caridade, Mato Valtonen, em um comunicado no Facebook.

Apelidado de Flying Finn, a carreira de Nykänen também incluiu cinco medalhas de ouro no Campeonato Mundial, quatro títulos da Copa do Mundo e um título do Campeonato Mundial de Vôo de Esqui.

Ele venceu 46 etapas da Copa do Mundo e venceu duas vezes o prestigiado Torneio das Quatro Montanhas - o que significa que ele conquistou todos os principais prêmios do esporte.

Ele é amplamente considerado um dos maiores saltadores de esqui da história do esporte.

Após sua aposentadoria, Nykänen foi preso duas vezes em meio a uma luta contra o alcoolismo.

Ele foi condenado a 26 meses atrás das grades em 2004, depois de esfaquear um amigo e depois cumprir outros 16 meses em 2009, após agredir sua esposa.

Ao longo de uma vida pessoal conturbada, ele foi casado cinco vezes e lançou uma carreira de cantor, lançando três álbuns e se apresentando em Helsinque em 1 de fevereiro.

Ele também trabalhou como stripper durante um período de dificuldades financeiras.

Foto:Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes