Últimas Notícias

Caso da corredora Caster Semenya tem data de definição anunciada


A decisão sobre o pedido da corredora Caster Semenya (RSA) de invalidação da regulamentação internacional imposta a atletas femininas que produzam naturalmente muita testosterona será feita até dia 26 de março, anunciou a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

"O painel vai começar agora as suas deliberações sobre este caso, que pode ser considerado como um dos mais marcantes que o CAS já conheceu, e preparar a decisão que deverá ser anunciada, no máximo, até o dia 26 de março de 2019", lê-se no comunicado do tribunal.


Ao longo da semana, o CAS analisou o recurso de Semenya contra o novo regulamento a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Este regulamento exige que as atletas 'hiperandrógenas' que reduzam os seus índices de testosterona através do uso de medicação, para que possam participar nas provas internacionais de distâncias entre os 400 metros e a milha (1.609 m).

O CAS ouviu desde a segunda-feira (18) passada, especialistas e testemunhas, como o presidente do IAAF, Sebastian Coe, a ministra do desporto sul-africana, Tokozile Xasa, e Caster Semenya, autora do pedido, que encerrou as audiências feitas pelo tribunal.

Semenya, tricampeã mundial (2009, 2011, 2017) e bicampeã olímpica de 800 metros (2012 e 2016), garante ser "inegavelmente uma mulher" e denuncia as regras destinadas, no seu entender, a obrigá-la a "pegar leve". 

Foto: EPA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar