Últimas Notícias

Surto História - A Olimpíada de Éder Jofre

O boxeador Éder Jofre é o maior boxeador e um dos maiores atletas da história do Brasil. 75 vitórias (52 por nocaute), quatro empates e apenas duas derrotas em toda a carreira, unificou os títulos do peso galo nos anos 60 e ainda foi campeão peso pena nos 70 como profissional e foi eleito um dos 100 melhores boxeadores do século XX pela conceita revista 'Ring Magazine'. Mas por pouco ele não conseguiu mais uma glória: como amador, Jofre disputou os jogos olímpicos de Melbourne em 1956 e ficou bem próximo da medalha. 

E Eder Jofre era um dos  favoritos na sua categoria nos jogos, pois ele chegou à Melbourne invicto como amador, era considerado uma medalha praticamente certa e isso com apenas 20 anos. Mas um erro crasso na preparação do brasileiro praticamente sepultou as chances de medalha. Para treinar com Jofre foi chamado um sparring mais forte e pesado. Resultado: Jofre teve o nariz quebrado às vésperas da competição.

Mas o galinho de ouro recusou ser cortado e  decidiu competir com o nariz quebrado. Jofre ficou com dificuldade para respirar pelo nariz e passou a respirar pela boca durante as lutas. Ele folgou na primeira rodada e na segunda, Theyn Myint, de Burma(atual Myanmar) e nas quartas de final enfrentou Claudio Barrientos do Chile, onde foi derrotado em decisão dos juízes, sua primeira derrota como amador. Jofre acabou ficando a uma vitória da medalha.

Nas poucas declarações que deu sobre sua participação olímpica, Eder Jofre disse: "Eu queria muito uma medalha olímpica, lutei muito por isso, mas não deu." Um ano depois, Jofre virou profissional e antes de se tornar campeão mundial e lenda no peso galo, teve sua revanche contra Barrientos em uma luta em 1960, em que o chileno foi nocauteado por Jofre no oitavo round. Barrientos foi nocauteado OITO vezes antes da queda final e dizem, que Jofre descarregou toda a raiva pela derrota sofrida em 56 que lhe causou a perda da sonhada medalha olímpica. 


Foto: museudapessoa.net

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar