Painel Disciplinar do IBSF analisará o caso contra o ex-bobsledder Alexander Zubkov

Um Painel Disciplinar independente da Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF) deverá rever o caso do ex-atleta de Bobsled Alexander Zubkov junto com o Presidente da Federação Russa de Bobsleigh (RBF) atualmente banido de participar de competições internacionais.

O ex-atleta de 44 anos foi banido provisoriamente no mês passado em resposta a violações da regra antidoping nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, onde ganhou duas medalhas de ouro.

Em uma sanção separada, o Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) decidiu que ele é obrigado a devolver as medalhas depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) o considerou culpado de participar conscientemente da "manipulação sistemática" do sistema antidoping.

O caso contra ele é considerado um dos mais fortes, pois sua amostra incluía "níveis fisiologicamente impossíveis de sal", enquanto o CAS também determinou que ele forneceu urina limpa antes dos Jogos - um barômetro fundamental para estabelecer a culpa dos atletas individuais envolvidos.

Em um ato de aparente desafio, Zubkov disse que só retornará as medalhas se o COI lhe perguntar pessoalmente.

De acordo com a agência de notícias estatal russa TASS, o Painel Disciplinar do IBSF analisará seu caso e os de três outros russos amanhã.

"Meu caso também será revisado", disse Zubkov.

"Eu estarei participando da audiência."

Os outros atletas em questão são Alexander Kasjanov, Aleksei Pushkarev e Ilvir Khuzin, do bobsleigh, que competiram juntos na segunda equipe de quatro homens da Rússia em Sochi 2014, onde terminaram em quarto.

Como Zubkov, todos eles já foram banidos por violações da regra antidoping.

A IBSF afirmou que não sabe quando o painel terá um veredito do caso.

Foto:Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes