Últimas Notícias

Campeão olímpico de pólo aquático, Antal Bolvari, morre aos 86 anos

Morreu Antal Bolvari, duas vezes campeão olímpico de pólo aquático, que marcou um gol na famosa vitória por 4 a 0 da Hungria sobre a União Soviética no jogo “Blood in the Water” (Sangue da Água / Água Sangrenta) nos Jogos de Melbourne em 1956. Ele tinha 86 anos.

Bolvari, que ganhou o ouro nas Olimpíadas de 1952 e 1956, morreu na terça-feira (09), no hospital, depois de uma longa doença não revelada, segundo sua família.

A semifinal olímpica contra a União Soviética, apenas algumas semanas após os soviéticos terem vencido a insurreição húngara de 1956, tornou-se violenta e ficou conhecida como "Blood in the Water" após o jogador húngaro Ervin Zador ter sangrado profusamente devido a cortes próximos ao olho direito, após ser perfurado por um adversário.

A Hungria derrotou a Iugoslávia por 2-1 na final.

Como vários de seus companheiros de equipe, Bolvari desertou para o Ocidente depois das Olimpíadas, vivendo na Austrália por cinco anos. Retornando à Hungria, ele jogou pelas equipes do clube Vasas, Spartacus e Ferencvaros.

Após sua carreira como jogador, Bolvari treinou Spartacus e Honved, assim como o time júnior da Hungria. No início da década de 1980, ele também foi assistente do técnico Mihaly Mayer na equipe principal da Hungria. Bolvari também foi um oficial do exército húngaro, dedicado ao esporte.

Bolvari nasceu em 6 de maio de 1932, na cidade de Kaposvar, no sudoeste do país.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar