Últimas Notícias

Após suspensão por doping, Alexander Zubkov deixa de forma temporária a presidência do ROC

Alexander Zubkov deixou temporariamente o cargo de presidente da Federação Russa de Bobsleid (RBF) depois de ter sido suspenso por dois anos por envolvimento no esquema de doping russo.

Zubkov, sob pressão para se demitir do Comitê Olímpico Russo (ROC) e da Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF), tomou a decisão em uma reunião extraordinária da RBF.

O atleta de 44 anos, perdeu as duas medalhas de ouro olímpicas que ele ganhou nas Olimpíadas de Inverno de 2014 em Sochi, foi substituído pela vice-presidente Elena Anikina em uma base interina.

Anikina, que liderou a candidatura bem sucedida de Sochi para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2014, estará à frente da RBF durante a suspensão de Zubkov.

"Alexander Zubkov deixou temporariamente o cargo de presidente de acordo com a decisão da Comissão Anti-Doping do IBSF", disse Anikina, ex-diretora de relações internacionais do ROC.

"Espero que a decisão do Presidium da RBF de me eleger Presidente Interino seja tomada de forma positiva e apoiada por todas as estruturas esportivas russas e internacionais."

"Tenho certeza de que nossa Federação conseguirá trabalhar com sucesso neste momento difícil."

Zubkov, reeleito para um novo mandato de quatro anos como chefe da RBF em 2018, foi banido pelo IBSF depois de ter sido considerado um conhecedor do extenso esquema de doping do país.

A suspensão impede Zubkov de participar "em qualquer competição ou atividade", inclusive atuando como oficial em uma Federação Nacional, e significa que ele não poderá desempenhar suas funções como presidente da RBF até que sua proibição termine em 12 de dezembro de 2020.

A sanção do IBSF levou o ROC a pressioná-lo a renunciar, com o presidente Stanislav Pozdnyakov pedindo uma nova eleição para escolher seu sucessor permanente.

Zubkov, que até agora se recusou a devolver suas medalhas de ouro de Sochi 2014 para o Comitê Olímpico Internacional (COI), está considerando recorrer da decisão da IBSF.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar