Últimas Notícias

Albanesa do levantamento de peso é suspensa por 8 anos por doping

Romela Begaj, que carregou a bandeira da a Albânia na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, foi banida por oito anos pela Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) depois de testar positivo em Anaheim no Campeonato Mundial 2017 da IWF.

A notícia de sua proibição e desqualificação, depois de uma longa mas fútil tentativa de provar sua inocência, foi enviada à Federação Albanesa esta semana.

Com isso a norte-americana Mattie Rogers herdara a medalha de prata na categoria até 69 quilos.

Begaj jurou sua inocência sobre o Alcorão na frente de câmeras albanesas e gastou seu próprio dinheiro tentando convencer a IWF que ela foi vítima de "sabotagem", mas ela não tinha provas.

Quando o teste positivo foi anunciado, o marido e treinador de Begaj, o ex-pugilista Gazmend Hackani, disse: "Este é um jogo da Federação Internacional para favorecer a americana que ficou em terceiro lugar".

Acredita-se que Begaj tenha usado a alegação "trama em favor dos americanos" em sua audiência da IWF, mas não chegou a lugar nenhum com suas acusações.

"Sou de uma família pobre e já passei por muitas dificuldades desde a minha infância", disse Begaj, ex-artista de circo.

"O halterofilismo é a única fonte de renda para mim e eu nunca faria nada para arruinar minha carreira."

Begaj e seu marido desistiram de levar o caso à Corte de Arbitragem do Esporte, pois, além de não terem provas, não têm apoio das autoridades esportivas da Albânia.

Eles agora estão passando algum tempo no Canadá e podem se mudar para lá, de acordo com uma fonte da Albânia.

Foi a segunda suspensão de doping de Begaj e, quando ela terminar aos 41 anos, não voltará a competir.

Begaj testou positivo para estanozolol em Anaheim, a mesma substância pela qual ela falhou em um teste no Campeonato Mundial de 2014 da IWF no Cazaquistão.

A Albânia tem tido vários problemas de doping nos últimos anos e isso fez com que as autoridades esportivas do país deixassem de apoiar o levantamento de peso.

A segunda proibição de Begaj leva a Albânia a 10 suspensões desde 2011, o que levará o país a uma cota reduzida de vagas nos Jogos Olímpicos do próximo ano em Tóquio.

Qualquer nação com 10 ou mais pontos positivos desde 2008 pode enviar apenas dois homens e duas mulheres para Tóquio, em comparação com o máximo de quatro e quatro.

Foto:Youtube

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar