Petter Northug anuncia aposentadoria do esqui cross-country

Petter Northug, o esquiador cross-country mais condecorado da Noruega e, sem dúvida, seu atleta mais famoso, anunciou sua aposentadoria do esporte aos 32 anos em uma dolorosa coletiva de imprensa na quarta-feira.

"Foi uma aventura - eu tive um pequeno sonho quando era menino que seria um bom esquiador, e estou orgulhoso por ter conseguido isso", disse Northug, de acordo com uma tradução da Reuters. "O esqui cross-country foi minha vida por muitos anos, então é difícil parar."

Depois de ficar de fora da equipe olímpica de 2006 que ganhou zero medalhas de ouro, Northug tornou-se a cara da ascensão do programa de volta ao domínio, enquanto mesmo que as vezes, brigando com a federação norueguesa.

Ele ganhou 13 títulos mundiais e quatro medalhas olímpicas de 2010, além dos títulos gerais da Copa do Mundo em 2010 e 2013.

Northug mal competiu na temporada passada, supostamente por problemas de saúde, foi deixado de fora da equipe olímpica de PyeongChang e principalmente competiu em provas de nível mais baixo em novembro, o que colocou o seu futuro de esqui de alto nível em dúvida.

Northug teve seu próprio reality show, "Circus Northug", que durou duas temporadas. Ele competiu no World Series of Poker. Certa vez ele fez o rei Harald V esperar 15 minutos para parabenizá-lo por uma vitória para que ele pudesse se acalmar.

Concorrentes o chamavam de “Storkjeften fra Mosvik”, ou a Boca Grande de Mosvik (seu local de nascimento norueguês). Northug correu com as palavras "Haters Gonna Hate" em sua roupa.

Northug também recebeu uma sentença de prisão de 50 dias em 2014 por ter batido embriagado em uma barreira perto de sua casa em Trondheim. Ele supostamente cumpriu a pena enquanto estava com o tornozelo lesionado.

Northug é a quarta lenda norueguesa dos esportes de inverno a se aposentar este ano.

Marit Bjørgen, Ole Einar Bjørndalen, Emil Hegle Svendsen e Northug combinaram 40 medalhas olímpicas e 63 títulos mundiais entre biatlo e esqui Cross-Country.

Foto:AP

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes