Últimas Notícias

Javier Fernández anuncia aposentadoria para depois do Campeonato Europeu de 2019




O bicampeão mundial de Patinação Atrística e seis vezes Campeão Europeu, Javier Fernández, da Espanha, anunciou que fará sua despedida das competições no Campeonato Europeu de 2019, onde tentará alcançar o sétimo título do torneio. Medalhista de bronze das Olimpíadas de PyeongCheng, Fernández, de 27 anos já se encontrava afastado da maior parte das competições da temporada 2018/2019, não participando das provas do Challenger Series e nem do Grand Prix, tendo apenas integrado a equipe européia que disputou o Japan Open, prova especial apenas com programas livres realizada em Saitama, Japão.

O patinador, em entrevista para o jornal ABC, durante evento comemorativo de 40 anos da Constituição Espanhola reiterou seu já manifesto desejo de não competir mais após o Campeonato Europeu de 2019, a ser disputado em Minsk, Belarus, de 21 a 27 de janeiro, e comentou: "Você prefere que o esporte aposente você ou se aposentar por sua vontade? Tenho que pensar em nível de competição que quero competir porque meu corpo ou minha mente não chega. Tenho que aceitar isso".

Na entrevista, o bicampeão mundial se mostrou também preocupado com o futuro de esportistas de elite do seu país, que após o final de carreira muitas vezes se vêem em situação de abandono: "Não vou dizer que não tenham ajudas, mas a questão é que você não fique sozinho e siga evoluindo. É preciso cuidar de nossos esportistas porque o tempo passa e o mundo passa, tudo evolui, mas se nós ficarmos para trás, pessoas serão abandonadas". Para Fernández "é imprescindível fazer um estudo para ver como ajudar aos que deixam a competição se não tem algo para fazer. Creio que é importante porque esses esportistas tem estado competindo e treinando durante muitos anos, tem procurado levar o nome de nosso país pelo mundo."

Fernández declarou que deseja continuar envolvido com a Patinação Artística mesmo após aposentar-se das competições: "A patinação me deu tudo. É minha profissão e quero que também seja meu futuro, quero seguir contribuindo, não como competidor mas como uma pessoa dedicada ao esporte". Em 2018, além de ministrar cursos durante o verão, auxiliado por seus técnicos Brian Orser e Tracy Wilson, Javier Fernández tem realizado shows ao redor do mundo e no momento está se apresentando na turnê "Revolution on Ice", organizada por ele mesmo e que deve percorrer diversas cidades espanholas. 

Foto: Getty

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar