Últimas Notícias

IBSF anuncia banimento provisório de Zubkov e outros quatro bobsledders russos

Alexander Zubkov, reeleito presidente da Federação Russa de Bobsleigh (RBF) no início deste ano, apesar de ter perdido as duas medalhas de ouro olímpicas de Sochi 2014 por motivos de doping, foi provisoriamente suspenso pela Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF).

Quatro outros atletas de bobsleigh russos - Aleksey Voevod, Alexander Kasyanov, Aleksey Pushkarev e Ilvira Huzin - também foram suspensos em uma medida que parece reforçar a autoridade do Tribunal Arbitral do Esporte e do Comitê Olímpico Internacional (COI).

No mês passado, a Corte da Cidade de Moscou recusou-se a reconhecer uma decisão do CAS confirmando que Zubkov havia sido desclassificado dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 depois de ter sido considerado um participante da "manipulação sistemática" do sistema antidoping no evento.

O Tribunal da Cidade de Moscou afirmou que a decisão do CAS não deveria ser aplicada em território russo e que Zubkov deveria ter permissão para manter suas medalhas.

Isso foi visto como um desafio direto à autoridade do CAS e do COI.

Enquanto isso, o Comitê Olímpico Russo apelou contra a decisão do tribunal de Moscou - cuja legitimidade foi rejeitada pelo COI -, alegando que poderia levar a mais sanções contra a Rússia na preparação para os Jogos de Tóquio 2020.

A decisão da IBSF significa que Zubkov não poderá participar de eventos oficiais sob os auspícios da Federação Internacional durante o período de sua suspensão, afetando sua capacidade de exercer seu papel de presidente da RBF.

A IBSF fez um comunicado confirmando a suspensão dos atletas.
Kasyanov, Pushkarev e Khuzin receberam uma suspensão temporária do IBSF no final de novembro de 2017, mas o painel disciplinar independente do IBSF prontamente reverteu a decisão e os atletas puderam competir na competição da Copa do Mundo.

A Comissão Disciplinar do COI, sob a liderança de Denis Oswald, considerou Zubkov, Voevod, Kasyanov, Pushkarev e Khuzin culpados de violar as regras antidoping e cancelaram os resultados das Olimpíadas de Sochi, proibindo-os de participar das Olimpíadas por toda a vida.

Em Sochi 2014, Zubkov e Voyevoda conquistaram a medalha de ouro em bobsleigh de dois homens e quatro homens.

Kasyanov ficou duas vezes em quarto lugar - em um duplo com Maxim Belugin e em quatro com Belugin, Khuzin e Pushkarev

De acordo com a agência estatal russa de notícias TASS, a Voyevoda já se aposentou da competição.

Kasyanov, Khuzin e Pushkarev continuaram a competir pelo time russo.

Foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar