General Marco Aurélio Costa Vieira é anunciado como secretário de esportes do Ministério da Cidadania

O principal responsável pelo Esporte no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro será o general Marco Aurélio Costa Vieira. Nesta quinta-feira (20), o futuro ministro da Cidadania, o deputado Osmar Terra (MDB-RS), anunciou pelo Twitter o nome do militar como seu secretário de Esportes, conforme era esperado há algumas semanas por nomes influentes do setor.

Vieira será o responsável por gerenciar as reivindicações dos esportistas na nova configuração do governo, uma vez que Bolsonaro confirmou o fim do Ministério do Esporte, que existia desde 2003, e a subordinação do segmento à pasta da Cidadania, que engloba ainda Desenvolvimento Social e Cultura.

Marco Aurélio é doutor em Ciências Militares, foi diretor de Educação Superior do Exército de 2009 a 2012 e trabalhou no Comitê Organizador da Rio-2016 como diretor-executivo de operações dos Jogos. Na preparação para o evento, acabou rebaixado e ficou responsável pelo revezamento da tocha.

O general tem formação pela Escola de Educação Física do Exército, onde foi atleta de natação e polo aquático, e integrou a equipe de pentatlo militar e moderno, entre 1974 e 1977. Atualmente, atua como consultor em organização e segurança de eventos esportivos.

A nomeação é mais uma demonstração de que o Esporte terá forte influência dos militares. O nome do secretário para o cargo era um desejo do General Augusto Heleno (que será Ministro do Gabinete de Segurança Institucional), e do General Fernando Azevedo e Silva (futuro Ministro da Defesa), ambos com experiência de atuação em eventos e entidades esportivas.

No início de novembro, a revista "Época" apontou Vieira como alguém que poderia ser a primeira 'pedra no sapato' de Bolsonaro. A publicação afirmou que o general seria "peça central" (ao lado do vice eleito general Mourão) em esquema fraudulento. O material, relatado em dossiê de 1.452 páginas, mostra possíveis irregularidades na contratação de um Simulador de Apoio de Fogo (Safo) pelo Exército.

foto: Divulgação
Com informações de Diário Lance!

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes