Cubano naturalizado, Leal comemora chance de representar seleção brasileira de vôlei em 2019

Cinco vezes campeão da Superliga masculina de vôlei com o Sada Cruzeiro, o cubano Yoandy Leal vive um ano de mudanças significativas na carreira. Depois de seis temporadas na equipe mineira, o ponteiro se transferiu o Lube Civitanova, da Itália, onde atual ao lado do levantador Bruninho, da Seleção Brasileira. 

Em entrevista ao diário 'Lance!', Leal revela que vestir a camisa verde e amarela é o maior desejo do atacante para 2019. O atleta se naturalizou em 2016, cumpriu os dois anos necessários para defender outro país e estará à disposição do treinador Renan Dal Zotto no ano que vem.

"Acredito que 2019 também será um ano importante, porque posso jogar na Seleção. Mas tem que ter calma, ainda preciso melhorar algumas coisas. Aqui na Itália, a adaptação está sendo difícil, pelo time e cultura nova. Mas pouco a pouco estou me acostumando. O Bruninho tem me ajudado bastante. Espero que 2019 seja melhor ainda"disse Leal. 

Antes de arrumar as malas para a Itália, o atacante ajudou o time de Minas Gerais a conquistar o Campeonato Sul-Americano, a Copa Brasil e a Superliga 2017/18. 

A última partida de Leal pelo Sada Cruzeiro foi a final daquela Superliga, contra o Sesi-SP, com vitória por 3 sets a 2, no Mineirinho lotado. O atacante ainda foi eleito o MVP (melhor jogador da temporada).  Nos seis anos vestindo a camisa 9 do time mineiro, foram 25 títulos, incluindo cinco Superligas e três Campeonatos Mundiais.

Logo após a Superliga, o jogador assinou o contrato com o Civitanova, primeira equipe europeia de sua carreira. Já no segundo mês na Itália, ele conquistou o terceiro lugar na Del Monte Supercoppa, também conhecida como Super Copa da Itália. Atualmente a equipe de Leal disputa a Superliga italiana e a Champions League Europeia.

Em 2019, a seleção brasileira de vôlei terá como desafios a Liga Das nações, pré-olímpico mundial, jogos pan-americanos e Copa do mundo de vôlei.


foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes