COB capacita medalhistas olímpicos e mundiais para a transição de carreira

Os medalhistas olímpicos Poliana Okimoto (maratona aquática) e Leandro Guilheiro (judô), o campeão mundial Kaio Márcio (natação) e mais 17 atletas encerraram, nesta quarta-feira (12), as últimas atividades da sexta edição do Programa de Carreira do Atleta (PCA) do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O aprendizado ao longo do curso tornou os alunos mais capacitados para a transição de carreiras de atletas para outra atividade profissional de médio e longo prazo.

Desenvolvido pelo IOB há seis anos, o Núcleo de Transição de Carreira do PCA tem como objetivo permitir ao atleta se planejar e se preparar da maneira mais adequada, desde a iniciação da carreira esportiva de alto rendimento até a fase de transição para o mercado de trabalho fora das pistas, piscinas, quadras e campos.

"Sempre acompanhei as atividades educacionais do COB e quando me aposentei no final de 2017 aguardei as inscrições para poder me candidatar ao curso. Sinto-me honrada em fazer parte deste grupo. É muito importante esse aprendizado. Quando paramos não sabemos o que nos espera do outro lado. Aqui podemos compartilhar com outros atletas nossos anseios. O Moreno foi meu coach e ajudou muito a conseguir enxergar este futuro", conta Poliana Okimoto.

A atleta, que realizou a primeira Travessia Aquática Poliana Okimoto este ano, pretende seguir promovendo sua modalidade por meio de travessias, além de investir na área de gestão. Ano que vem, Poliana pretende tirar do papel um projeto social: iniciar crianças na maratona aquática. O futuro da atleta pode ser fora d'água, mas como o que ela mais gosta de fazer é nadar, ainda vamos vê-la em muitas travessias.

Durante os oito meses desta edição, o grupo recebeu orientação de Coaches como os atletas olímpicos Antonio Carlos Moreno (vôlei), Emanuel Rego (vôlei de praia), Arnaldo Oliveira (atletismo); e do treinador de Taekwondo, Rodney Saraiva. Emanuel foi um dos percussores nos cursos do IOB.

"Fiz o FAE quando estava para parar, o curso de Gestão Esportiva, o de Transição e o Curso de Capacitação de Coaches. Sempre planejei meus passos, sabia que a carreira de atleta terminava cedo. Hoje sou diretor de Esportes Olímpicos do Fluminense e ativo membro da Comissão de Atletas. Tudo isso foi encaminhado a partir dos cursos do IOB. Sempre desejei me capacitar, conhecer outras ferramentas. Atualmente, 60% dos atletas que encerram suas carreiras vão se encaixando no mercado. Com a capacitação do IOB, acredito que no futuro chegaremos a 80%", disse Emanuel.

O Programa de Carreira do Atleta ainda proporcionou aos alunos a aquisição de bolsas de estudos de graduação e pós-graduação, em diferentes áreas, e processos de Coaching, em busca de um plano de desenvolvimento de carreira profissional. Todas as iniciativas visam à promoção educacional e o suporte na transição de carreira dos formandos.

"É a partir do PCA que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) pretende dar suporte aos atletas para conquistarem o mesmo sucesso alcançado em suas carreiras esportivas, na fase de transição de carreira e no futuro ingresso no mercado de trabalho", diz Soraya Carvalho, gerente do IOB.

Entre os medalhistas olímpicos e mundiais que já passaram pelo IOB estão Fabiana Alvim (Voleibol), Adriana Behar (Vôlei de Praia), Daiane dos Santos (Ginástica Artística), Maurren Higga Maggi (Atletismo), Nalbert Bitencourt (Voleibol), Fabíola Pulga Molina (Natação) e Natalia Falavigna (Taekwondo). Atletas que hoje brilham em suas novas profissões.

Foto: COB


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes