Últimas Notícias

Presidente eleito Jair Bolsonaro não confirma fusão das pastas do Esporte, Cultura e Educação

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, visitou no último domingo(18), o Parque Olímpico da Barra da Tijuca para acompanhar etapa do Abu Dhabi Grand Slam de Jiu-Jitsu. Questionado por jornalistas sobre os rumos do esporte em seu governo, deu poucos indícios do que pretende fazer, limitando-se a afirmar que a questão "terá um lugar especial". Ele também não confirmou se o Ministério do Esporte será fundido com os da Educação e da Cultura. 

Formado pela Escola de Educação Física no Exército (EsEFEx), o presidente eleito, pouco mencionou o esporte até o momento. Na semana passada, em entrevista à "Folha de São Paulo", o atual ministro da pasta, Leandro Cruz, disse que ainda não havia sido procurado pela equipe de transição de governo.  A indefinição tem causado apreensão no setor. Ainda está no ar a possibilidade do status de Ministério ser mantido já que internamente alguns generais do exército tem defendido a permanência do ministério, mas a ideia de extinguir o ministério do esporte é do grupo econômico do novo presidente, segundo informações do blog 'olhar olímpico', do UOL.

Depois de ser recebido aos gritos de "mito" pelos presente ao evento, o futuro chefe de governo disse aos jornalistas que "está definindo essas coisas todas". Pelo Twitter, falou que busca soluções para o esporte em seu governo: "Como professor formado na Escola de Educação Física do Exército tenho consciência do valor do esporte na vida de todos: empregabilidade, auxiliando na saúde e no combate à criminalidade e drogas. Dada tamanha importância, buscamos soluções que correspondam aos futuros desafios".

O político do PSL também não disse que destino pretende dar ao legado olímpico. As Arenas Cariocas 1 e 2, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo, fazem parte do do complexo administrado pela Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), autarquia criada em meados de 2017 para administrar os espaços, que tem prazo de extinção previsto para dia 30 de junho de 2019.

Em seu seu plano de governo, o político tratou do esporte de forma genérica. O documento cita a integração do esporte com o programa Saúde da Família, "com o objetivo de ativar as academias ao ar livre como meio de combater o sedentarismo e a obesidade e suas graves consequências à população, assim como o AVC e infarto do miocárdio."


Com informações do diário Lance!
foto: Adriano Machado/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar