Morre Eteri Petrovna, mãe da treinadora de patinação russa Eteri Tutberidze


Eteri Petrovna Tutberidze, mãe da treinadora de patinação artística Eteri Georgievna Tutberidze morreu no último dia 8, segundo informações da família. De acordo com uma mensagem divulgada pela filha da treinadora, a patinadora de Dança no Gelo Diana Davis, Eteri Petrovna lutava há nove meses meses contra uma doença grave, não especificada.


Eteri Petrovna foi funcionária do Ministério da Agricultura soviético e mãe de cinco filhos. Desde cedo se envolveu com o desenvolvimento esportivo da filha, Eteri Georgievna Tutberidze, que inicialmente disputava provas do individual feminino, e posteriormente de Dança no Gelo. Seu apoio foi descrito como fundamental quando a patinadora e futura técnica ainda na adolescência sofreu um grave acidente durante treinos, fraturando a coluna cervical. A recuperação foi difícil, com um tratamento que fez Eteri Georgievna crescer 22 centímetros.



Diversas personalidades do mundo da patinação artística expressaram condolências pela morte de Eteri Petrovna, como o diretor do clube Sambo-70, Renat Lashyev, e as patinadoras Evgenia Medvedeva, Alexandra Trusova e a campeã olímpica Alina Zagitova. 



Eteri Georgievna Tutberidze treinou Medvedeva até pouco depois das Olimpíadas de PyeongChang, quando a bicampeã mundial e medalhista de prata olímpica se transferiu para o Canadá, para a equipe de Brian Orser. Ela é atualmente a responsável pelos treinamentos de Zagitova, Trusova, além de Anna Scherbakova e Alena Kostornaia, que como Trusova neste ano disputam as finais do Grand Prix Junior.



Foto: Alexandra Trusova, via Instagram

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes