Últimas Notícias

Morre criador do uniforme 'canarinho' da seleção brasileira de futebol

Morreu na última quinta feira (15) o ilustrador, escritor e jornalista Aldyr Schlee, que venceu em 1953 um concurso que ajudou a criar a camisa amarela da seleção brasileira. Ele estava internado há cerca de duas semanas no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas. Ele lutava contra um câncer de pele desde 2012.

Em 1953, o jovem Aldyr, de 19 anos, participou do concurso do jornal carioca Correio da Manhã que propunha um novo desenho para a camisa da Seleção Brasileira, que era toda branca e ficou marcado após o fiasco na Copa de 1950, quando o Brasil foi derrotado na final pelo Uruguai, em um episódio do futebol que ficou conhecido como 'Maracanazo'.

Aldyr apresentou três opções de uniforme: uma com uma camisa verde e calção branco; uma camisa amarela com listras transversais azul e verde; e a icônica camisa amarela, com gola e mangas na cor verde, calção azul e meias brancas. Como prêmio, ele recebeu o equivalente a R$ 20 mil e foi contratado como estagiário no jornal.

Aldyr Schlee iria completar 84 anos no próximo dia 22 de novembro. Além de jornalista e escritor, ele era torcedor apaixonado do Brasil de Pelotas e professor da Universidade Federal de Pelotas. Ele foi premiado em 1963 com o Esso de jornalismo e recebeu duas vezes o prêmio da Bienal de Literatura.


foto: Gilberto Perin/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar