Jogador coreano é banido pra sempre da seleção de futebol por mentir sobre serviço comunitário obrigatório

Jang Hyun-soo foi banido para toda a vida de jogar pela Coréia do Sul pela confederação coreana de futebol (KFA) depois de ter sido considerado culpado por mentir sobre seu serviço comunitário.

O Jang, de 27 anos, joga na seleção desde 2013 - aparecendo na Copa do Mundo de 2018 na Rússia e nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro - mas o Comitê de Fair Play do KFA decidiu que o defensor não defenderá mais a seleção.

Jang ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2014, ganhando uma isenção do habitual serviço militar de 21 meses para todos os homens sul-coreanos fisicamente aptos. Mas mesmo jogadores isentos precisam realizar treinamento militar básico, que pode durar até 60 dias, e também registrar 544 horas de serviço comunitário durante um período de quase três anos.

Jang foi considerado culpado por alegar que realizou serviços comunitários ao ar livre em dezembro de 2017 e enviou fotografias para apoiar sua afirmação de que ele estava dando aulas de futebol ao ar livre.

Uma investigação, no entanto, descobriu que não havia atividades nos dias que Jang alegou, devido a fortes nevascas. Jang, que joga pelo FC Tokyo no Japão, admitiu sua decepção e também foi multado em cerca de US $ 26.000 por "manchar a dignidade" da equipe.

Ele comentou: "Tenho vergonha de ter desapontado a todos. Vou realizar fielmente trabalho voluntário em novembro."

O KFA comentou: "Isso é para reforçar que qualquer um que desperte controvérsia não pode se juntar à equipe nacional", acrescentando que a punição dura visava "prevenir casos semelhantes no futuro".

A Coréia do Sul recentemente sugeriu uma possível reforma do programa de isenção de serviço militar, que os críticos dizem que injustamente recompensa atletas e artistas por conquistas pontuais.

Son Heung-min, do Tottenham Hotspur, estava entre as dezenas de sul-coreanos que evitaram ser convocados para o serviço militar ao ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos deste ano na Indonésia.

foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes