Últimas Notícias

Hugo Calderano perde nas quartas de final do Aberto da Áustria de Tênis de Mesa

Hugo Calderano voltou a se posicionar entre os oito melhores de uma etapa platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, a exemplo do que já ocorrera na Coreia do Sul e no Catar (vice-campeão neste último). Nesta sexta-feira (9), em Linz, ele encerrou sua participação no Aberto da Áustria nas quartas de final, ao ser derrotado pelo chinês Liang Jingkun, por 4 a 0 (5/11, 13/15, 4/11 e 9/11). Pouco antes, ele havia batido o sul-coreano Woojin Jang, por 4 a 3 (12/14, 11/6, 11/8, 9/11, 11/9, 5/11 e 11/7).

O brasileiro teve um jogo bem desgastante nas oitavas de final. Mais uma vez, em partida com duração superior a uma hora, encontrou um adversário que se defendia bem e conseguia tirá-lo da zona de conforto.

O primeiro set contra Jang foi muito equilibrado, mas Calderano não conseguia encontrar seu melhor jogo. Acabou derrotado por 14 a 12. No início do segundo set, o sul-coreano abriu 2 a 0 e deva a impressão de que voltaria a incomodar. Mas o brasileiro virou, com quatro pontos consecutivos e passou a dominar a mesa. Venceu o segundo e o terceiro sets, com certa folga.

Na quarta parcial, Jang voltou a incomodar, vencendo por 11 a 9 e empatando o confronto. O quinto set foi extremamente equilibrado, com a diferença não passando de um ponto em quase todo o set, até o empate em 8 a 8. Calderano foi melhor no momento decisivo e fechou em 11 a 9. 

O brasileiro teve uma queda grande de rendimento no sexto set. Errando muito, permitiu que o adversário abrisse larga vantagem, fechando em 11 a 5. No set decisivo, valeu o melhor jogo do brasileiro, que começou arrasador, abrindo 5 a 0 e fechando em 11 a 7.

Nas quartas de final, poucas horas depois, o adversário foi o chinês Liang Jingkun, número 80 do ranking mundial. Depois de jogos desgastantes em dois dias consecutivos, o brasileiro teria de tirar forças para buscar a vaga na semifinal e, consequentemente, conquistar uma medalha.

Mas Calderano começou muito mal a partida. Errando demais, permitiu a fácil vitória no primeiro set, por 11 a 5. No segundo set, o brasileiro teve um dos seus melhores momentos no torneio. Perdendo por 10 a 7, passou a contra-atacar com ousadia e agressividade, virando o marcador. Não conseguiu fechar o set e acabou sofrendo nova virada, por 15 a 13.

A partir de então, o jogo de Calderano não encaixou mais. Perdeu o terceiro set, sem poder de reação. Melhorou no quarto, mas foi insuficiente para mudar a história do confronto.

"Esse Aberto foi muito bom pro Hugo. Não me lembro de um Aberto deste nível na Europa, com 58 jogadores do Top-60. Ontem, ele conseguiu ganhar com muita energia contra o Park. Hoje, ele fez tecnicamente um jogo de alto nível contra o Jang. Vai ser a nossa base para desenvolver o trabalho do próximo mês. Contra o Liang, duas horas apos a vitória contra o sul-coreano, o Hugo não conseguiu propor o melhor dele, especialmente na parte física. Mas saímos desse Aberto bem satisfeitos", disse o técnico Jean-René Mounie.

Calderano volta a jogar uma competição internacional em dezembro, quando disputará as finais do Circuito Mundial, em Incheon, na Coreia do Sul. No final deste mês, em Concórdia (SC), ele participará do Campeonato Brasileiro.

Foto: ITTF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar