Governo espanhol promete permitir aos atletas do Kosovo competirem sob bandeira própria em grandes eventos

O governo da Espanha prometeu permitir que atletas de Kosovo possam competir sob sua própria bandeira e sem discriminação em grandes eventos, apesar da recusa do país em reconhecer o país.

Em comunicado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Espanhol (COE) disseram que a bandeira do Kosovo, outros símbolos e o hino nacional serão permitidos em competições esportivas realizadas na Espanha.

A decisão foi comunicada na quinta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, a União Europeia e Cooperação, Josep Borrell, ao COE em uma carta dirigida a Alejandro Blanco.

O COI expressou "sua mais profunda satisfação" ao anúncio do governo espanhol.

"Através desta decisão, comunicada hoje pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e Cooperação, Josep Borrell, o Governo espanhol fornecerá às delegações desportivas do Kosovo que competem em Espanha o visto relevante e autorizará a utilização dos seus próprios símbolos nacionais. , hino e bandeira, em conformidade com o protocolo olímpico ", disse o comunicado do COI e do COE.

"Isso irá garantir que os atletas do Kosovo possam participar nas mesmas condições que todos os outros atletas dos 206 Comitês Olímpicos Nacionais reconhecidos pelo COI."

O comunicado acontece pouco mais de uma semana depois que o Kosovo não recebeu permissão para participar de sua própria bandeira no Campeonato Mundial de Karate, em Madri, o que levou o COI a alertar as Federações Internacionais a não conceder grandes eventos à Espanha até que a questão fosse resolvida.

O Kosovo competiu em Madri como "World Karate Federation 5", embora seus uniformes mostrassem as iniciais "KKF" - Kosovo Karate Federation - no final da semana.

O vice-diretor-geral do COI, Pere Miró, disse que o acordo alcançado era "aceitável", já que significava que o Kosovo poderia participar, mas "não foi longe o suficiente".

Foto:Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes