Últimas Notícias

Governo da Espanha quer sediar copa de 2030 junto de Marrocos e Portugal

Sem consultar a Real Federação Espanhola de Futebol, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, aproveitou uma visita oficial a Rabat para divulgar o desejo do país de apresentar uma candidatura tripla à sede da Copa do Mundo de 2030: Espanha, Portugal e Marrocos.

Sánchez comunicou seu plano ao primeiro ministro marroquino, Saad Eddine El Othmani, e ao Rei Mohamed VI.

"Fiz uma proposta ao governo (de Marrocos) de organizar uma candidatura conjunta entre Espanha, Portugal e Marrocos para sede da Copa de 2030. Estamos lançando uma mensagem conjunta, com uma candidatura envolvendo dois continentes. O Rei do Marrocos foi receptivo (à ideia), e vamos trabalhar em conjunto com Portugal" afirmou Sánchez em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira(19).

A notícia surpreendeu também as autoridades portuguesas. Também nesta segunda-feira, segundo o jornal luso O Jogo, o Ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou desconhecer a proposta.

"Não tenho conhecimento formal de nenhuma comunicação oficial relativa a uma candidatura tríplice. Pelo que entendo, até os regulamentos da Fifa não autorizam (esse tipo de candidatura), porque são de duas confederações (continentais) diferentes" declarou Rodrigues.

A candidatura, se confirmada, seria a primeira envolvendo países de continentes diferentes. Um Mundial com três sedes já será realizado pela primeira vez em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.

No entanto, de acordo com informações do programa El Partidazo, da rádio espanhola Cope, a proposta do governo não foi bem recebida pela Federação Espanhola, que considerou surpreendente um comunicado de tamanha importância ter sido feito pelo presidente Pedro Sánchez sem consultar as federações de futebol da Espanha e de Portugal.

A Copa de 2030 pode ter outra candidatura tripla, na América do Sul: Uruguai, Argentina e Paraguai. O desejo dos uruguaios é celebrar o centenário do Mundial no país, que foi sede da primeira edição, em 1930, vencida pelos próprios uruguaios. Devido às dificuldades econômicas, o Uruguai se aliou à Argentina, vice-campeão da primeira Copa, para levar a candidatura adiante, e hoje os dois países estudam incluir o Paraguai na proposta.

A julgar pelos países postulantes, a disputa pela sede da Copa de 2030 tende a ser uma das mais concorridas da história. Além das duas candidaturas triplas, há um caso inédito de quatro países interessados em dividir as partidas: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda. Coreia do Sul, Egito e Camarões, todos concorrendo separadamente, também já demonstraram o desejo de apresentar candidatura.

foto: Youssef Boudial/ Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar