Últimas Notícias

Federação de atletismo recua, e vai usar método de qualificação tradicional para o Mundial do Qatar

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) voltou atrás na decisão de mudar a forma de qualificação para o Campeonato Mundial de 2019, a ser disputado em Doha, no Qatar. A entidade tinha planos de implementar um sistema novo baseado em ranking e não o atual, baseado em metas qualificatórias ainda para o Mundial, mas atendeu à solicitações de atletas e federações, ainda com dúvidas, e suspendeu a medida.

A Associação de Gerentes de Atletismo solicitou o adiamento da adoção do sistema de ranking. A entidade demonstrou apoio às mudanças, mas disse ser necessário um período de testes antes que sejam adotadas em competições de maior importância. Para a associação, o uso do sistema para o Mundial de 2019 pode causar insegurança entre atletas e federações.

O presidente da IAAF, Sebastian Coe acatou a solicitação, mas ressaltou que o novo sistema representa um avanço para as regras do atletismo: "Acreditamos realmente que o ranking mundial é o melhor modo de atletas se qualificarem para nossos campeonatos principais. É importante que nossos atletas e federações entendam totalmente o que é um sistema complexo. Achamos que ficar com o sistema vigente de qualificação é a melhor solução para Doha, porque dá aos nossos atletas, técnicos e membros de federações a certeza que eles precisam neste ponto para se preparar para os Campeonatos Mundiais. Nós acreditamos que uma vez que todo mundo entenda o sistema de ranking mundial, que vão estar confiantes sobre sua introdução como qualificação para futuros campeonatos."


As metas qualificatórias para o Mundial de 2019 vão ser anunciadas pelo conselho da IAAF na reunião geral a ser realizada em Dezembro.




Foto: IAAF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar