Últimas Notícias

Coreias do Norte e do Sul planejam enviar equipe unificada para Tóquio 2020

As Coreias do Norte e do Sul planejam competir como uma equipe unificada nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Além disso, estão concorrendo para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

Depois das conversações inter-coreanas sobre esportes na sexta-feira, as nações rivais divulgaram um comunicado dizendo que queriam participar conjuntamente da competição internacional, começando com uma equipe unificada no campeonato mundial de handebol masculino do próximo ano na Alemanha.

Eles enviarão uma carta ao Comitê Olímpico Internacional (COI), informando a organização da intenção das duas Coréias de sediar as Olimpíadas em 2032.

Em uma declaração à CNN Sport, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que a organização aceita planos para uma oferta conjunta.

Atletas da Coreia do Norte e do Sul marcharam sob uma bandeira unificada na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, e no hóquei no gelo as mulheres competiram como uma equipe unificada, ajudando a aliviar as tensões na península.

"Depois de abrirmos as portas para conversações políticas com a marcha conjunta das duas equipes coreanas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, o esporte poderia mais uma vez contribuir para a paz na península coreana e no mundo", disse Bach.

"Desejamos sinceramente que essas conversações políticas produzam o progresso necessário para uma candidatura de sucesso".

O esporte tem proporcionado muitos momentos simbólicos ao longo do último ano na contínua reaproximação entre dois países que ainda estão tecnicamente em guerra.

Em maio, Coréia do Norte e Coréia do Sul deveriam se enfrentar nas quartas-de-final do campeonato mundial de tênis de mesa na Suécia, mas em vez de competir, eles se uniram como um time, perdendo para o Japão na semifinal.

Bach acrescentou: "Nas minhas conversas com os líderes dos dois países, o COI se comprometeu a continuar apoiando a aproximação entre as duas Coréias através do esporte, apoiando atletas e possibilitando sua participação em competições internacionais e promovendo intercâmbios esportivos entre os dois países."

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar