COI suspende organização do torneio de boxe em Tóquio 2020 e começa inquérito na AIBA

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (30) que suspendeu os planos de realização do torneio olímpico de Boxe nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e começou um inquérito na Associação Internacional de Boxe (AIBA).

A decisão é mais um capitulo na guerra entre o COI e a AIBA, em que a entidade discute as questões de finanças, arbitragem e o fato da AIBA não ter conta na Suíça. Mas o principal ponto é a eleição do uzbeque Gafur Rakhimov, acusado pelo departamento de justiça dos Estados Unidos como membro principal de uma organização criminosa internacional.

Também estão congelados a qualificação olímpica, a venda de ingressos, o contato da AIBA com o comitê organizador, a realização do evento teste e a finalização do calendário da modalidade.

Nenad Lalovic, presidente da União Internacional de Luta (UWW), é o presidente do comitê criado para liderar o inquérito.

Em uma decisão extrema após o final do inquérito, o COI pode retirar o reconhecimento da AIBA e a consequente exclusão do boxe do programa olímpico.

Foto: Reuters


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes