Últimas Notícias

COB contrata gerente de Educação e Prevenção ao Doping

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), dando sequência à modernização de sua estrutura interna, está implementando a área de Educação e Prevenção ao Doping em seus quadros. O médico Christian Trajano, ex-diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), foi contratado para liderar o processo de elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, em apoio às ações da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e da ABCD. 

A área de Educação e Prevenção ao Doping do COB atuará em diversas frentes para alcançar seus objetivos, como, por exemplo, a criação de um aplicativo para mobile learning, uma plataforma de ensino à distância (EAD), além de ações presenciais no Centro de Treinamento Time Brasil, com palestras e seminários de educação integrantes das missões organizadas pelo COB e para o público interno."

“Vamos também integrar as ações de educação e prevenção de doping aos cursos de formação de treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de educação do COB. Em um segundo momento, vamos utilizar o Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, para fazer a educação antidopagem chegar às gerações mais jovens”, disse Christian Trajano. “A proteção do espírito esportivo e dos valores Olímpicos é a propulsora desta iniciativa do COB, e se alinha aos valores da entidade: meritrocracia, transparência e austeridade”, completou o gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB. 

As ações da nova área reforçam a conformidade do COB com o Código Mundial Antidopagem da WADA. “O COB sempre fez um trabalho de alerta aos perigos da utilização de substâncias proibidas junto aos nossos atletas olímpicos. Mas, como a preocupação com esse tema aumentou nos últimos anos, o COB entendeu a importância da contratação de um especialista no assunto para aprofundar ainda mais esse trabalho de educação e prevenção, desenvolvendo mecanismos para aumentar o conhecimento dos nossos atletas nessa área”, disse o diretor geral do COB, Rogério Sampaio, medalhista de ouro no judô nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. 

“Além da justiça e do fair play competitivo, o COB entende o esporte limpo como sinônimo de saúde”, completou Rogério.

O COB, como signatário do Código Mundial Antidopagem, irá desenvolver ações de educação e prevenção focadas no movimento olímpico.  “É importante pontuar que a ABCD é quem determina e realiza os testes de controle de dopagem no país, além de gerir os resultados de uma análise positiva e o encaminhamento para julgamento na Justiça Antidopagem, estas ações são exclusivas da ABCD”, disse Christian Trajano.

Foto: COB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar