Últimas Notícias

Biatlo da Rússia será investigado por suborno em casos de doping

A União Internacional de Biatlo (IBU) iniciou uma investigação contra a equipe Rússia por suspeita de ter pago suborno ao órgão para se livrar de casos de doping. O caso acontece meses após investigação policial ter levado o presidente da IBU a renunciar.

A IBU disse que vai cooperar com as autoridades austríacas e norueguesas nas investigações de suborno e também vai investigar se a votação que deu o Campeonato Mundial de 2021 para a Rússia foi "contaminada pela corrupção". A votação aconteceu em 2016 e foi anulada posteriormente após protestos da Agência Mundial Antidoping (WADA) e o evento foi transferido para Pokljuka, na Eslovênia.

A polícia da Áustria invadiu a sede da IBU em abril, acompanhada de promotores, alegando que foram pagos cerca de U$ 300 mil dólares em propina para encobrir casos de doping de atletas russos. O antigo presidente e a secretária-geral da IBU, Anders Besseberg and Nicole Resch, deixaram os seus cargos logo após o escândalo.

A IBU anunciou que a investigação será liderada pelo advogado britânico Jonathan Taylor, que já presidiu um comitê da WADA que recomendou que a agência antidoping da Rússia (RUSADA) fosse reintegrada em setembro.

A IBU também confirmou que a Rússia não sediara mais Copas do Mundo até pelo menos a temporada 2022-2023, isso porque a União Russa de Biatlo foi reduzida para uma filiação provisória como punição pelo grande número de casos de doping. Esse status provisório proíbe o país de sediar competições internacionais.


Foto: The Canadian Press

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar