Serik Konakbayev lança manifesto de candidatura para a presidência da AIBA

Serik Konakbayev, boxeador medalhista de prata nos jogos olímpicos de Moscou em 1980 e atual presidente da Confederação Asiática de Boxe, lançou manifesto de candidatura para a presidência da Associação Internacional de Boxe (AIBA), cuja votação acontecerá no próximo dia 3 de novembro. 

Konakbayev, entretanto, precisa que sua candidatura seja legitimada pelo Tribunal Arbitral do Esporte em 30 de outubro, uma vez que a mesma foi barrada por ter sido apresentada fora do prazo. Caso ele não consiga, o Presidente Interino Gafur Rakhimov, terá o caminho livre para a eleição, já que não haveria outro oponente. 

O manifesto enviado a todas as Federações Nacionais tem como principal objetivo impedir que o boxe seja retirado do programa olímpico, fazendo-o grandioso novamente – termos que aludem ao slogan do presidente norte-americano, diga-se de passagem. Um dos pontos-chave é o repasse das verbas olímpicas para as federações nacionais via confederações continentais. Além disso, Konakbayev promete maior transparência e maior representatividade feminina no esporte. 

O COI (Comitê Olímpico Internacional) avisou explicitamente que a candidatura de Gafur Rakhimov coloca o lugar do esporte no programa olímpico em perigo, uma vez que ele está na lista norte-americana de sanções por ser tido como "um dos mais proeminentes criminosos no Uzbequistão". Rakhimov deu declarações que apontam para uma possível renúncia caso seja eleito se os problemas com o COI não foram resolvidos. Para ele, o futuro do esporte é mais importante que qualquer candidato. 

Leia o manifesto na íntegra:


Foto: ASBC

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes