Últimas Notícias

Serik Konakbayev lança manifesto de candidatura para a presidência da AIBA

Serik Konakbayev, boxeador medalhista de prata nos jogos olímpicos de Moscou em 1980 e atual presidente da Confederação Asiática de Boxe, lançou manifesto de candidatura para a presidência da Associação Internacional de Boxe (AIBA), cuja votação acontecerá no próximo dia 3 de novembro. 

Konakbayev, entretanto, precisa que sua candidatura seja legitimada pelo Tribunal Arbitral do Esporte em 30 de outubro, uma vez que a mesma foi barrada por ter sido apresentada fora do prazo. Caso ele não consiga, o Presidente Interino Gafur Rakhimov, terá o caminho livre para a eleição, já que não haveria outro oponente. 

O manifesto enviado a todas as Federações Nacionais tem como principal objetivo impedir que o boxe seja retirado do programa olímpico, fazendo-o grandioso novamente – termos que aludem ao slogan do presidente norte-americano, diga-se de passagem. Um dos pontos-chave é o repasse das verbas olímpicas para as federações nacionais via confederações continentais. Além disso, Konakbayev promete maior transparência e maior representatividade feminina no esporte. 

O COI (Comitê Olímpico Internacional) avisou explicitamente que a candidatura de Gafur Rakhimov coloca o lugar do esporte no programa olímpico em perigo, uma vez que ele está na lista norte-americana de sanções por ser tido como "um dos mais proeminentes criminosos no Uzbequistão". Rakhimov deu declarações que apontam para uma possível renúncia caso seja eleito se os problemas com o COI não foram resolvidos. Para ele, o futuro do esporte é mais importante que qualquer candidato. 

Leia o manifesto na íntegra:


Foto: ASBC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar