Últimas Notícias

Sentença do julgamento do nadador Filippo Magnini por suspeita de doping é adiada

A sentença do júri sobre as acusações de uso de doping pelo nadador italiano Filippo Magnini, bicampeão mundial e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas no revezamento 4X200 foi adiada. Após uma sessão de mais de 4 horas onde foi ouvida a defesa de Magnini, o júri presidido por Adele Rando pediu mais tempo para emitir uma decisão. Uma nova sessão foi agendada para o dia 6 de novembro.

As acusações sobre Magnini se referem a seu envolvimento com o nutricionista Guido Porcellini (na foto, com Magnini), banido por 30 anos do esporte por violar as diretrizes da Agência Mundial Anti-Doping—WADA. Porcellini, ex-jogador de rubgy, e já respondendo a condenações e processos na justiça comum por tráfico de cocaína e agressão à ex-esposa, foi flagrado em posse de vários frascos de Hygetropin, hormônio do crescimento recombinado, substância proibida pela WADA. Conversações interceptadas com o colaborador e ex-dirigente da Federação Italiana de Rubgy Antonio de Grandis (já julgado e afastado por 25 anos do esporte), sugerem que Magnini seria usuário do doping fornecido por Porcellini, embora não hajam provas diretas no caso. O processo atual, movido pelo procurador Pierfillipo Laviani já está tramitando desde 2016.

O medalhista olímpico de bronze  compareceu ao julgamento em Roma acompanhado dos advogados Rugggero Stincardini e Francesco Compagna, da namorada, a modelo Giorgia Palmas e de outro nadador, Michele Santucci, que também responde às acusações de uso de substâncias ilegais. Magnini se declarou inocente e confiante no resultado do julgamento: "Sou totalmente alheio aos fatos. Agora estou tranquilo. Explicamos tudo muito bem, meus advogados conseguiram trazer a verdade à tona. A sentença foi adiada pela complexidade do caso. Por agora estou contente porque depois de um ano e meio pudemos falar". Sobre  o envolvimento com Porcellini, declarou "Se eu pudesse voltar no tempo eu continuaria trabalhando com ele? Provavelmente sim, porque quando eu trabalhei com ele eu fiz tudo de modo legal. Sou culpado por sua condenação de 30 anos de afastamento? Não sei, são tantos graus de juízo e foram abertos tantos processos, posso julgar só aquilo que é feito sobre a minha pessoa".

Se condenado, Magnini deve ser afastado de todas as atividades relativas à natação por 8 anos.


Foto: Gazzeta Dello Sport

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar