Últimas Notícias

Seleção brasileira inicia a caminhada no Campeonato Mundial Júnior de Judô, nas Bahamas

A seleção brasileira sub-21 de judô está em Nassau, capital das Bahamas, onde disputará o Campeonato Mundial Júnior. Serão quatro dias de competições individuais, de quarta-feira, 17, até sábado, 20. E, no domingo, os judocas retornam aos tatames para a competição por equipes mistas.

Essa é a competição mais importante do ano para a classe júnior e o Brasil vai com seus principais judocas Sub-21. Serão 10 meninas e 10 meninos da nova geração do judô brasileiro buscando um lugar no pódio.

Apesar da pouca idade, uma das mais experientes da equipe é a peso-pesado Beatriz Souza (EC Pinheiros/FPJudô), que foi bronze no Mundial Sub-21 do ano passado e disputou neste ano o Mundial Sênior já em processo de transição para a equipe principal.

"Com certeza, o que eu ganhei de experiência no Mundial Adulo vai servir para a disputa do Mundial Júnior. Chego preparada e vou para cima, para ganhar minha medalha de Mundial", projeta Bia, que subiu no pódio nesse domingo conquistando o bronze no Grand Prix de Cancún, etapa do Circuito Mundial Sênior.

A rodagem internacional aliada aos treinamentos de campo nacionais e internacionais integrados com a seleção adulta foram parte fundamental na preparação desses atletas rumo ao Mundial Su-21. Em 2018, a equipe júnior do Brasil disputou cinco etapas internacionais (Bremem/GER, Bad Blankenburg/GER, Leibnitz/AUT, Carlos Paz/ARG e Berlim/GER) e conquistou 40 medalhas, sendo 16 de ouro, oito pratas e 16 bronzes.

Com isso, o Brasil chega ao Mundial com sete atletas entre os 10 melhores do mundo em suas respectivas categorias: Ellen Santana (70kg), número um do mundo; Ketelyn Nascimento (57kg), número 3; Larissa Pimenta (52kg), número 8; Laura Ferreira (48kg), número 9; Luiza Cruz (+78kg), número 8; Renan Torres (60kg), número 7; e Michael Marcelino (66kg), número 10 do mundo.

Além disso, alguns atletas destacaram-se também a nível nacional, como o meio-médio Guilherme Schimidt (Academia Espaço Marques Guiness/Femeju) que, na última quarta-feira foi campeão brasileiro sênior, liderou o ranking nacional e, aos 17 anos, conquistou uma vaga na seleção principal para 2018.

"O Campeonato Brasileiro serviu de experiência e preparação para o Mundial Júnior, pois eu lutei com grandes atletas", considera Schimidt.

Os convocados são: No feminino: (-44kg) Amanda Arraes, (-48kg) Laura Ferreira, (-52kg) Larissa Pimenta e Maria Taba, (-57kg) Ketelyn Nascimento, (-63kg) Ryanne Lima, (-70kg) Ellen Santana, (-78kg) Camila Ponce e (+78kg) Luíza Cruz e Beatriz Souza. No masculino: (-55kg) Emerson Silva, (-60kg) Renan Torres, (-66kg) Michael Marcelino e Willian Lima, (-73kg) Jeferson dos Santos Júnior, (-81kg) Guilherme Schimidt e Luanh Rodrigues, (-90kg) Matheus Assis, (-100kg) Lucas Lima e (+100kg) André Soares.

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL SUB-21 - NASSAU 2018

Terça-feira, 16: Sorteio das chaves

Quarta-feira, 17: 44kg, 48kg, 55kg e 60kg

Quinta-feira, 18: 52kg, 57kg, 66kg e 73kg

Sexta-feira, 19: 63kg, 70kg, 81kg e 90kg

Sábado, 20: 78kg, +78kg, 100kg e +100kg

Domingo, 21: Equipes Mistas

Foto: CBJ


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar