Patrick Baumann, membro do COI e secretário-geral da FIBA, morre na Argentina

O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e secretário-geral da FIBA, Patrick Baumann, faleceu neste domingo, nas Olimpíadas da Juventude, em Buenos Aires, Argentina, devido a um ataque cardíaco.

Baumann era suíço e tinha 51 anos.

"É com grande tristeza e surpresa que o Comitê Olímpico Internacional recebeu a notícia da morte de Patrick Baumann em Buenos Aires", disse o COI em comunicado à imprensa. "Patrick Baumann era uma figura central do movimento olímpico".

O presidente do COI, Thomas Bach, lamentou o ocorrido:

"Difícil acreditar nesta terrível notícia. Particularmente, desde sempre testemunhamos seu trabalho duro pelo esporte que tanto amava. Perdemos um jovem e simpático líder, cheio de esperança. Nossos pensamentos estão com sua esposa, seus filhos e sua família", disse Bach.

Para homenagear a morte de Baumann, o COI pediu que a bandeira olímpica seja hasteada a meio mastro na sede do COI e, durante os próximos três dias, nos Jogos Olímpicos da Juventude. O COI também realizará um memorial dentro da Vila Olímpica da Juventude.

Baumann era um ex-jogador, treinador e árbitro de basquete. Ingressou na FIBA ​​em 1994 como advogado e atuou como vice-secretário geral da FIBA ​​de 1995 a 2002, antes de ser nomeado, por unanimidade, pelo Conselho Central da FIBA ​​como Secretário-Geral, em 2002. Cinco anos depois, Baumann tornou-se membro do COI, em que participou ativamente no desenvolvimento do Comitê e do esporte olímpico.

Na primeira Cúpula Mundial de Basquete da FIBA, ​​na China, Baumann foi o orador principal e falou sobre o desenvolvimento do basquete a nível global e o papel desempenhado pelas Federações Nacionais e pela FIBA ​​neste crescimento.

Foto: FIBA

 

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes