Últimas Notícias

Patrick Baumann, membro do COI e secretário-geral da FIBA, morre na Argentina

O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e secretário-geral da FIBA, Patrick Baumann, faleceu neste domingo, nas Olimpíadas da Juventude, em Buenos Aires, Argentina, devido a um ataque cardíaco.

Baumann era suíço e tinha 51 anos.

"É com grande tristeza e surpresa que o Comitê Olímpico Internacional recebeu a notícia da morte de Patrick Baumann em Buenos Aires", disse o COI em comunicado à imprensa. "Patrick Baumann era uma figura central do movimento olímpico".

O presidente do COI, Thomas Bach, lamentou o ocorrido:

"Difícil acreditar nesta terrível notícia. Particularmente, desde sempre testemunhamos seu trabalho duro pelo esporte que tanto amava. Perdemos um jovem e simpático líder, cheio de esperança. Nossos pensamentos estão com sua esposa, seus filhos e sua família", disse Bach.

Para homenagear a morte de Baumann, o COI pediu que a bandeira olímpica seja hasteada a meio mastro na sede do COI e, durante os próximos três dias, nos Jogos Olímpicos da Juventude. O COI também realizará um memorial dentro da Vila Olímpica da Juventude.

Baumann era um ex-jogador, treinador e árbitro de basquete. Ingressou na FIBA ​​em 1994 como advogado e atuou como vice-secretário geral da FIBA ​​de 1995 a 2002, antes de ser nomeado, por unanimidade, pelo Conselho Central da FIBA ​​como Secretário-Geral, em 2002. Cinco anos depois, Baumann tornou-se membro do COI, em que participou ativamente no desenvolvimento do Comitê e do esporte olímpico.

Na primeira Cúpula Mundial de Basquete da FIBA, ​​na China, Baumann foi o orador principal e falou sobre o desenvolvimento do basquete a nível global e o papel desempenhado pelas Federações Nacionais e pela FIBA ​​neste crescimento.

Foto: FIBA

 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar