Olympic Channel lança documentário sobre geração dourada do basquete argentino

O Olympic Channel anunciou o terceiro da série 'five rings films', o documentário 'The Golden Generation' que fala de como a seleção argentina de basquete masculino ficou conhecida como a geração dourada. O filme inclui entrevistas originais com todos os 12 jogadores daquele time - incluindo jogadores icônicos como Manu Ginobili, Luis Scola, Andres Nocioni e Fabricio Oberto - além do técnico Ruben Magnano. e Horácio Muratore , presidente da FIBA que na época era o presidente da Confederação de Basquete da Argentina (CABB).

O documentário, feito pelos renomados diretores Juan José Campanella - vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 com 'O segredo de teus olhos'- e Camilo Antolini, traz imagens da campanha olímpica da Argentina em Atenas. Ele também mostra como os jogadores eram muito unidos, não apenas como companheiros de equipe, mas como amigos, e mostra como seu vínculo se fortaleceu nos anos que se seguiram. 

"A história da geração de ouro é muito mais do que um triunfo dos azarões", disse Campanella. "O que realmente emociona e impacta é a humildade, o esforço e a camaradagem de um grupo de pessoas que se fortalece com o tempo - uma equipe de estrelas individuais que conseguiram se fundir em um único espírito e que anos depois mantém uma amizade e admiração por cada um. outro que permanece inalterado ". 

O torneio de basquete olímpico de 2004 é considerado por alguns como o melhor e mais competitivo de todos os tempos. O triunfo da semi-final sobre os Estados Unidos, o país mais bem sucedido na história do basquete olímpico, é o que realmente capturou a imaginação dos fãs na Argentina. Larry Brown, o veterano técnico dos norte-americanos que foi auxiliado por Gregg Popovich, do San Antonio Spurs, viu o Ginobili acabar com o jogo com 29 pontos.

No documentário, Brown disse: "Nós inventamos o basquete, mas eles o levaram para um nível diferente". David Stern, o comissário da NBA na época, ficou atordoado com o jogo de embreagem de Ginobili  Ele disse: "Se eles fizessem um teste de DNA em Manu, eles encontrariam água congelada em seu sangue".

Um dos jogadores da Argentina, Leo Gutierrez, falou de como era fisicamente exigente enfrentar a equipe de superestrelas da NBA nos Estados Unidos. "Quando você joga contra os jogadores da NBA, é tudo tão forte, que você passa 10 ou 12 horas na cama sem se mover", disse ele.

Fabricio Oberto também capturou o significado do jogo contra os americanos, a equipe que venceu 11 das 14 medalhas de ouro olímpicas anteriores e as três anteriores. Ele disse que ouviu o hino nacional da Argentina antes do jogo "como se você tivesse ouvido a última música antes do fim do mundo". O documentário estará disponível em olympicchannel.com a partir do dia 22 de outubro.


foto:Divulgação


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes