Mundial Júnior de Judô – Dia 5 – Medalha inédita para o Brasil nas disputas por equipe

No último dia de competição (21), a seleção Sub-21 do Brasil conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial Júnior Por Equipes Mistas. Nas preliminares, a equipe nacional venceu a Rússia e o Cazaquistão até chegar à final, onde caiu para o Japão. Com as medalhas das disputas individuais (2 pratas e 2 bronzes), o país retornará das Bahamas com cinco pódios: três pratas e dois bronzes.

O caminho começou em duelo equilibrado com os russos, que precisou ser definido em luta extra após cada equipe vencer quatro combates. As vitórias brasileiras vieram todas no feminino, com Laura Ferreira (48kg), Ketelyn Nascimento (57kg), Ellen Santana (70kg) e Beatriz Souza (+78kg). Com o 4 a 4 foi preciso sortear uma nova luta e coube a ligeiro Laura Ferreira lutar e vencer novamente Diana Tunian para garantir o Brasil na semifinal.

Nessa fase, a seleção dominou o Cazaquistão, venceu cinco lutas e perdeu apenas uma para chegar à grande final. Os pontos a favor vieram com Laura Ferreira, Ketelyn Nascimento, Jeferson Santos Jr, Beatriz Souza e Lucas Lima. A única vitória dos cazaques foi de Arslan Yessengel sobre Renan Torres.

No confronto pelo ouro, o Brasil começou com uma vantagem de um a zero sobre Japão, sem representante na categoria pesado masculina (+90kg). No entanto, os adversários conseguiram cinco vitórias em sequência com Sana Yoshida (48kg) sobre Laura Ferreira; Genki Koga sobre Renan Torres (60kg), Haruka Funakubo sobre Ketelyn Nascimento (57kg), Ryo Tsukamoto sobre Jeferson Santos Jr; e Ryo Shimmori sobre Ellen Santana (70kg).

Os brasileiros ficaram, então, com a prata, subindo ao pódio do mundial por equipes mistas pela primeira vez na classe Júnior. Rússia e Cazaquistão garantiram as medalhas de bronze. 

Foto: IJF


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes