Últimas Notícias

Medalhista de prata na Rio 2016 pede mais divisões de peso pro taekwondo nos Jogos Olímpicos

O Taekwondo precisa receber mais divisões de peso olímpico para impedir que os atletas arrisquem sua saúde a longo prazo, disse o lutador britânico Lutalo Muhammad.

Há quatro categorias por gênero em uma Olimpíada, comparado a um total combinado de 16 em um Campeonato Mundial (8 por gênero).

Muhammad, medalhista de prata no Rio 2016, disse que sofreu "sérias doenças" ao tentar alcançar o peso olímpico abaixo de 80 quilos durante sua carreira.

"O esporte precisa de reformas", disse ele à BBC Sport.

"Eu cheguei ao estágio em que eu estava fazendo dieta e desidratando para ganhar peso, e eu estaria vomitando e eu teria que retirar alguns dos meus órgãos."

"A única razão pela qual eu e outros atletas chegamos a essas posições com a nossa saúde é porque não temos divisões de peso suficientes, não é seguro."

Desde que o taekwondo estreou em Sydney 2000, sempre foram 8 divisões de peso, 4 por gênero.

No entanto, o atleta de 27 anos acha que essas divisões não dão aos lutadores mais pesados ​​opções suficientes e quer paridade com outros esportes olímpicos de combate, como judô e boxe, que têm 14 e 13 categorias de peso, respectivamente.

"O salto do meio-pesado [-80kg] para o peso pesado [+ 80kg] é louco - você pode imaginar [boxer] Amir Khan se ele não fez welterweight ter que lutar [campeão mundial dos pesos pesados] Anthony Joshua - que é literalmente a diferença no taekwondo ", Acrescentou Muhammad.

"As três principais divisões do judô são -91, -100 e +100 quilos, com o campeão olímpico pesado Teddy Riner [pesando] 131kg.

"Se ele estivesse no taekwondo, ele poderia acabar lutando com alguém 50 kg mais leve do que ele, o que parece ridículo, mas esse é o caso no taekwondo".

A World Taekwondo tentou categorias adicionais de peso para serem incluídas no programa para Tóquio 2020, mas foi recusado.

No ano passado, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, garantiu o taekwondo um lugar nos Jogos de 2024, em Paris, mas disse que o esporte já tem eventos de medalhas "suficientes".

A World Taekwondo enfrenta atualmente uma difícil batalha para adicionar novas categorias de peso nos Jogos Olímpicos.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar