Emissora de tv diz que russa do Atletismo competiu com passaporte ucraniano nos últimos três anos

A emissora MatchTV disse nesta quinta-feira (4) que a corredora Kseniya Savina (RUS) competiu internacionalmente com o passaporte de uma amiga da Ucrânia.

Os atletas da Rússia, que está suspensa pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) desde novembro de 2015, estão proibidos de competir representando o país internacionalmente e apenas como Atletas Neutros.

Segundo a emissora, Savina é amiga da corredora Galina Syshko (UKR). Ambas nasceram na Criméia, região da Ucrânia anexada pela Rússia, mas Syshko manteve o passaporte ucraniano e, de acordo com a MatchTV, a russa usou o passaporte da ucraniana - aproveitando da semelhança entre as duas - para competir em provas realizadas na Bélgica, República Tcheca e Portugal.


A MatchTV, incluiu fotos - postadas aqui - que seriam de Savina competindo na Holanda e na Bélgica. Na primeira ela é a atleta de número 9302 e na segunda a atleta de sapatilha amarela e laranja na parte do solado.

No Instagram de Galina, uma foto das duas nota-se a relativa semelhança entre elas.
A Federação Russa de Atletismo (ARAF) tomou conhecimento do caso em julho e recebeu uma carta da Federação da Crimeia de Atletismo, que realizou investigações, mas não pôde confirmar se tal caso aconteceu.

A IAAF e a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) não se manifestaram sobre o caso.

Fotos: Divulgação

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes