Dacar é confirmada como sede dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022

Durante sessão do COI que está sendo realizada na sede dos jogos olímpicos da juventude de 2018 Buenos Aires (ARG), os membros da entidade confirmaram por unanimidade a escolha da cidade de Dacar (SEN) para sediar a edição de 2022, a primeira vez na história que o continente africano sediará um evento olímpico. 


"Está na hora da África", disse o presidente do COI, Thomas Bach, pouco antes de se juntar aos membros africanos do COI e aos líderes esportivos após a aprovação da indicação por aclamação. 

O Presidente do Senegal Macky Sall, que fez a viagem a Buenos Aires para a histórica decisão do COI, disse: “O Senegal e seus jovens estão orgulhosos da honra que vocês nos concederam ao confiar a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude 2022 a nosso país. Na verdade, toda a África está orgulhosa, o berço da humanidade através de sua história e o continente mais jovem através de sua demografia, que receberá os jovens atletas do mundo em 2022." 

O Conselho Executivo do COI propôs o Senegal no mês passado com base na Relatório da Comissão de Avaliação do COI, supervisionado pelo vice-presidente Ugur Erdener. Nigéria, Botsuana e Tunísia também apresentaram propostas, mas depois declararam total apoio à Senegal como sede.

O Diretor Executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi, divulgou o orçamento do Dakar YOG em US $ 150 milhões.  Dubi observou que, como é habitual em todos os Jogos Olímpicos da Juventude, não serão construídos novos locais. Em relação ao novo estádio de 50.000 está sendo construído em Dacar, o oficial do COI avisou que o projeto está avançando independentemente da cidade que hospeda o YOG. 

"A grande coisa sobre os Jogos da Juventude é que temos flexibilidade, podemos ser criativos", disse Dubi à mídia em uma coletiva de imprensa após a sessão. "Teremos um programa que é emocionante de um lado e corresponde aos requisitos do outro lado."

O projeto Jogos Olímpicos da Juventude está vinculado à estratégia abrangente de desenvolvimento do país da África Ocidental, notadamente o Plano “Emerging Senegal” do governo federal, que projeta grande desenvolvimento econômico e de infra-estrutura.

Após a assinatura do contrato de hospedagem em Buenos Aires, o Senegal entrará em uma fase de co-construção com o COI para construir detalhadamente o Plano Senegal 2022. 

foto: AFP/aroundtherings.com

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes