Coréia do Norte e do Sul planejam mais conversas sobre a proposta conjunta de 2032 e a equipe unificada de Tóquio 2020

Delegados da Coréia do Norte e do Sul se reuniram hoje para discutir a formação de uma equipe unificada em Tóquio 2020, bem como a sua proposta conjunta para as Olimpíadas de 2032.

A reunião acontece depois que os líderes da Coréia do Norte e do Sul realizaram sua terceira cúpula em setembro em Pyongyang e chegaram a acordos sobre várias questões.

O presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano Kim Jong-un discutiram vários acordos para melhorar a comunicação e a cooperação entre os dois países, incluindo a candidatura olímpica e paralímpica para 2032.
Os Ministros do Esporte dos dois países anunciaram que novas discussões serão realizadas no final de outubro sobre a oferta para 2032.

As conversações serão realizadas em um escritório de ligação conjunto na cidade fronteiriça de Kaesong, no norte do país, para discutir a adesão de Seul e Pyongyang aos Jogos, relatou a Yonhap.

Eles também discutirão os planos de enviar uma equipe unificada para Tóquio 2020 e a possibilidade de uma trupe de artistas norte-coreanos se apresentar na Coreia do Sul.

O ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon, chefiou a delegação sulista de cinco pessoas nas conversações que ocorreram hoje na aldeia de trégua de Panmunjon.

O presidente da Coreia do Norte do Comitê para a Reunificação Pacífica do país, Ri Son-gwon, liderou a delegação norte-coreana.

Outros resultados da reunião incluíram o arranjo para conectar os sistemas de transporte entre os dois países.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, conversou com Moon sobre a possível proposta conjunta no mês passado.

Uma potencial oferta é o mais recente exemplo de esporte que funciona como uma ferramenta de paz entre os dois vizinhos, que tecnicamente permanecem em guerra.

Foto:Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes