COI diz que a reintegração da Rússia agora será decisão do tribunal

A decisão de restabelecer a agência antidoping russa (RUSADA) no mês passado colocou a bola com o tribunal e a agência agora deve manter as condições acordadas para manter a proibição suspensa, disse o presidente do COI, Thomas Bach, na quinta-feira.

A Agência Mundial Antidoping (WADA) suspendeu em 20 de setembro a proibição da RUSADA em meio à oposição de alguns atletas e agências antidoping, já que a agência russa não cumpriu os critérios estabelecidos para a reintegração quando foi banida há três anos.

A RUSADA foi suspensa em novembro de 2015, depois que um relatório independente da WADA realizado pelo advogado canadense Richard McLaren delineou evidências de doping sistemático e acobertamento de doping pelo estado russo.
Mas a WADA readmitiu a agência russa, dizendo que o fracasso em permitir o acesso a amostras armazenadas no laboratório de Moscou e a recusa em reconhecer um relatório do Comitê Olímpico Internacional sobre a Rússia levaria ao retorno pra proibição.

"A bola está agora na quadra da Rússia para manter a suspensão suspensa", disse Bach a repórteres em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira. "Agora cabe à Rússia reagir."

Foto:Reuters

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes