COI ameaça suspender AIBA, mas garante status olímpico para os boxeadores

O Comitê Olímpico Internacional (COI) ameaçou na última quarta-feira (3) suspender a Associação Internacional de Boxe (AIBA), mas garante status de esporte olímpico para os boxeadores.

A tensão cada vez mais crescente entre o COI e a AIBA é motivada pelos problemas de governança que afligem a federação, que tem como candidato único a presidência o uzbeque Gafur Rakhimov, que atualmente ocupa o cargo de presidente interino e que é o favorito para assumir o cargo efetivamente nas eleições de novembro, a serem realizadas em Moscou (RUS).

De acordo com o departamento de Justiça dos Estados Unidos, Rakhimov é considerado um dos maiores criminosos do Uzbequistão e envolvido no trafico de heroína na Ásia Central.

O COI ameaçou suspender a AIBA com a iminente eleição do uzbeque, o que significaria a impossibilidade da realização do torneio olímpico de Boxe já a partir de 2020, mas em uma declaração, o comitê disse que: "vai fazer o máximo para que os atletas não sofram por causa disso e que vai garantir o sonho olímpico deles."

Foto: Getty Images


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes