Canadá convidará cidades para concorrer a sede dos Jogos da Comunidade Britânica em 2030


A Commonwealth Games Canada (CGC) convidará cidades do país a manifestarem interesse em sediar o evento de 2030. A entidade confirmou a mudança depois que os membros de sua Assembléia Geral Anual deram seu apoio ao Canadá para sediar os Jogos em 12 anos.

Sediar o evento em 2030 teria um significado especial para o país, já que marcaria 100 anos depois de encenar o primeiro evento - conhecido então como British Empire Games - em Hamilton.

Em março, o CGC confirmou que pediria para receber o evento sem a necessidade de um processo formal de candidatura.

Brian MacPherson, diretor executivo da Commonwealth Games Canada, espera que o pedido seja visto favoravelmente por outros países por causa das datas envolvidas.

Os Jogos não ocorrerem no Canadá desde Victoria 1994, mas já se especula que algumas cidades estariam interessado em sediar o evento em 2030.

Victoria esperava montar uma proposta para substituir Durban como anfitriã dos Jogos da Commonwealth em 2022, depois que a cidade sul-africana perdeu o evento após não cumprir uma série de prazos financeiros. Os governos provincial e estadual recusaram-se a apoiar a proposta, e os Jogos foram concedidos para a cidade de Birmingham, na Inglaterra.

Edmonton fez uma oferta pelos Jogos de 2022, mas se retirou devido à queda dos preços do petróleo, deixando Durban como o único candidato.

"É ótimo ouvir o entusiasmo do Canadá por participar de um futuro processo de candidatura dos Jogos da Commonwealth", disse a Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF, na sigla em inglês) em março. "A CGF espera anunciar mais detalhes sobre o futuro processo de candidatura dos Jogos em breve."

Foto: CGC


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes