Últimas Notícias

Queniano medalhista mundial nos 800 metros é pego no doping

A crise do doping no Quênia se aprofundou depois que autoridades do país anunciaram que Kipyegon Bett,  testou positivo para Eritropoietina (EPO).

Bett disse ao jornal queniano Daily Nation que ele havia recebido notificação do teste positivo da Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), que cuida de casos de doping para a IAAF.

O atleta de 20 anos, que conquistou o bronze no Campeonato Mundial do ano passado em Londres e venceu o título mundial júnior no mesmo evento em 2016, já está cumprindo uma suspensão provisória por "fugido" de um teste anti-doping.

O membro do Comitê Executivo do Comitê Olímpico de Atletismo do Quênia (AK), Barnabas Korir, havia dito à Reuters que Bett havia fornecido uma amostra positiva.

O caso ainda não foi confirmado pela AIU, mas Bett é um dos 18 quenianos suspensos provisoriamente por violar regras anti-doping.

"Sim, eu recebi uma notificação da AIU, mas eu me pergunto como eu poderia ter feito o teste para EPO quando eu fiz uma pausa da competição para tratar uma lesão depois da perna de Estocolmo da Liga Diamante em junho", disse ele.

Korir afirmou que recentemente estabeleceu um Comitê de Supervisão para lidar com a disputa de casos de doping envolvendo seus atletas, acabou de finalizar a defesa da primeira acusação contra Bett.

A AIU anunciou na semana passada que o especialista de 800m foi provisoriamente suspenso por "recusar ou deixar de se submeter à coleta de amostras".

O corredor britânico Kyle Langford, que terminou 0,04 segundos atrás de Bett na corrida de 800m do Campeonato Mundial de 2017, estava entre os que reagiram à notícia do fracassado teste de Bett.

Não está claro quando exatamente o Quênia testou positivo, mas se a amostra 'B' retornar o mesmo resultado, ele poderá enfrentar a longa proibição do esporte, disse o britânico.

Se o doping de Bett for confirmado, ele se juntará a atletas de ponta como Rita Jeptoo e Jemimah Sumgong na lista de quenianos suspensos por doping.

Foto:Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar